3 dicas para seu filho ter uma adolescência mais saudável

adolescência

adolescência
A adolescência é uma fase importante da vida, pois é durante esse período que os jovens começam a desenvolver aspectos físicos e mentais adequados para a vida adulta. Entretanto, cuidar da saúde desse público nem sempre é fácil para os pais, pois é comum os jovens não demonstrarem interesse por idas ao médico ou pela realização de check-ups anuais.
Mas, vale o alerta de que problemas físicos e de cunho emocional estão crescendo na adolescência. Segundo pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, 30% dos jovens brasileiros entrevistados, entre 12 e 17 anos de idade, apresentam problemas que podem levar à depressão, como: tristeza frequente, dificuldade de concentração, insônia, falta de disposição e ansiedade.
A obesidade na adolescência é outro problema de saúde preocupante. De acordo com estudo realizado pelo Imperial College London e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas. Caso as tendências atuais sejam mantidas, haverá mais crianças e adolescentes com obesidade do que com desnutrição moderada e grave até 2022.
Por isso, é importante que os pais incentivem os hábitos saudáveis desde os primeiros anos da adolescência dos filhos, ajudando na prevenção de doenças e até mesmo no tratamento precoce de possíveis problemas de saúde. A seguir, listamos 3 dicas para seu filho ter uma adolescência mais saudável. Confira!

1. Alimentação equilibrada

A primeira dica para que seu filho tenha uma adolescência saudável tem a ver com a alimentação adotada pelo jovem. Inserir no cardápio da família pratos equilibrados, com nutrientes adequados e gordura boa é uma tarefa importante dos pais. Claro que quanto antes esse hábito for inserido na vida do filho, melhor será a adaptação. Por isso, alimentação saudável deve começar ainda na infância.
Comer bem garante que o jovem não tenha problemas como colesterol alto, diabetes do tipo dois, obesidade e outras doenças que podem surgir na adolescência por conta da má alimentação.
adolescência

2. Prática de exercícios na adolescência

Por mais que seu filho ame ficar horas no videogame e na internet, é fundamental que ele inclua em sua rotina a prática de exercícios físicos. Na adolescência, o corpo passa por mudanças significativas e as atividades físicas e os esportes podem ajudar o jovem a passar por esse momento de uma forma mais saudável.
Há adolescentes que preferem ir para a academia, já outros gostam de praticar uma modalidade esportiva. Independentemente de qual seja a preferência, é importante que os pais incentivem essas atividades, ajudando na saúde e no bem-estar dos filhos.

3. Acompanhamento médico regular

Outra dica importante para seu filho ter uma adolescência mais saudável são as consultas regulares ao clínico geral. Se tudo estiver bem, é recomendada uma visita anual ao médico, que solicitará exames para um check-up completo.
No caso das meninas, a ida ao ginecologista uma vez por ano também é muito importante para a saúde. Além disso, dependendo de cada caso, o clínico geral pode encaminhar o jovem para um acompanhamento com especialista. Ter um bom plano de saúde nessa faixa etária é importante para garantir um suporte médico adequado em casos de prevenção, tratamento e emergência.
No artigo de hoje, listamos 3 dicas importantes que ajudarão o seu filho a ter uma adolescência mais saudável. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como cuidar da alimentação dos jovens para evitar a obesidade na adolescência.