4 maneiras de prevenir doenças ocupacionais na sua empresa

doenças ocupacionais

doenças ocupacionais
As doenças ocupacionais são aquelas que surgem por causa do ambiente em que o trabalho é realizado. Se ele é muito barulhento, há a chance de ocorrer a surdez. Se ele é muito poluído, pode gerar problemas respiratórios.
Além de causar afastamentos prolongados, tais enfermidades podem levar à incapacidade total por parte do funcionário, especialmente pensando no longo prazo.
Como isso mexe com a segurança do trabalhador, é de responsabilidade do empregador garantir boas condições e o menor risco possível de que elas surjam. Sendo assim, veja a seguir quatro maneiras de prevenir essas doenças.

1. Garanta a ergonomia na execução do trabalho

Para diminuir as chances de ocorrência das doenças ocupacionais, é indispensável garantir o máximo de ergonomia durante a execução do trabalho. Quem fica sentado o tempo inteiro, por exemplo, deve ter um mobiliário seguro e que favoreça o conforto.
Já quem trabalha em local com altos volumes precisa de um protetor auricular de alta qualidade, enquanto quem está exposto a diversas partículas precisa ter um local com boa ventilação.
Isso diminui os riscos e também garante que a qualidade de vida no trabalho seja maior, prevenindo doenças.
acidente de trabalho

2. Invista em ginástica laboral para prevenir doenças ocupacionais

A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios voltada especificamente para trabalhadores. Ela previne lesões nas mãos, nas pernas e na coluna e também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade — todas elas doenças ocupacionais.
Sendo assim, vale muito a pena criar e oferecer um programa de ginástica laboral no ambiente de trabalho, tanto antes do expediente como durante algumas folgas. Isso garante que o esforço repetitivo não seja tão impactante no corpo, evitando doenças tão comuns.
É importante ter profissionais especializados nessas ações para orientar os funcionários, garantindo mais satisfação, motivação e saúde.

3. Estimule o cuidado com a saúde

Por mais esforços que a empresa faça para evitar doenças laborais, alguns dos cuidados precisam partir do colaborador. Se ele não se alimenta direito, não faz exercícios físicos ou se não cuida da saúde com regularidade, há o risco de o trabalho agravar certas condições.
Com isso, é indispensável estimular a ida constante a médicos, assim como a adoção de hábitos mais saudáveis. Nesse sentido, oferecer um bom plano de saúde é uma excelente maneira de viabilizar esse cuidado.

4. Envolva os funcionários nas ações de conscientização

Por mais que equipamentos de proteção individual ajudem a proteger de doenças do tipo, eles não são úteis se não são utilizados corretamente. Da mesma forma, se o colaborador insiste em realizar o trabalho da forma incorreta para a sua saúde, os resultados serão negativos.
Por isso, o ideal é promover ações de conscientização sobre como e por que cuidar da saúde, envolvendo os funcionários em todas as ações. Assim, há mais chances de que essas doenças se tornem menos comuns.
Prevenir doenças ocupacionais é possível com o uso de soluções como a garantia de ergonomia e de ginástica laboral. Além disso, deve-se estimular o cuidado com a saúde e promover o engajamento dos funcionários em ações de conscientização para melhorar os resultados.
O que você tem feito para promover a conscientização em seu ambiente? Conte nos comentários!