O recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Ministério da Saúde é que a as crianças tenham como única fonte de nutrientes o leite materno até os 6 meses de idade. Isso quer dizer que, até essa idade a criança não precisa de outro alimento. Além disso, aqui no Brasil, apenas um pouco mais da metade das crianças continuam sendo amamentadas no primeiro ano de vida. Uma estatística que pode melhorar muito quando se conhece os benefícios da amamentação.
Por isso, resolvemos fazer uma lista com os principais benefícios da amamentação e te mostrar porque o leite da mãe é a melhor opção para o as crianças. Confira!
5 benefícios da amamentação (para mãe e bebê)
1. Libera mais ocitocina
A ocitocina é um hormônio que passa a ser liberado em maior quantidade quando a mulher amamenta. Ele ajuda a reduzir o tamanho do útero (pois é responsável pelos movimentos de contração do órgão) e assim, também consegue reduzir e até parar o sangramento pós-parto que pode acontecer com algumas mulheres.
2. Ajuda na perda de peso
Muitas mulheres querem voltar ao antigo corpo o mais rápido possível depois do parto. Mas tentar “forçar” esse movimento pode trazer problemas tanto mentais quanto físicos. O melhor mesmo é deixar que a própria natureza faça o seu trabalho.
Uma ótima maneira de colocar isso em prática é por meio da amamentação. Sabia que a mãe pode queimar até 800 calorias por dia só amamentando? Fora que a ocitocina ajuda a reduzir o tamanho do útero como dissemos, consequentemente, reduz o tamanho da barriga.
3. Supre todas as necessidades da criança
Até os 6 meses de idade, o leite materno tem tudo o que a criança precisa. O bebê não precisa nem mesmo de água! E além de conter todas as vitaminas, nutrientes diversos e sais minerais, tem tudo isso na dose certa. Sem falar na grande quantidade de anticorpos que passa da mãe para o filho protegendo o bebê de diversas doenças.
4. Reduz a ansiedade e o estresse
O contato da mãe com o bebê durante a amamentação é um momento único e que estabelece uma ligação que só quem está no momento e vivendo a situação consegue entender. É um tipo de calmante natural para as mães — o que é essencialmente importante já que elas podem desenvolver depressão pós-parto e outros problemas psiquiátricos.
E, além de ajudar a acalmar a mãe, também deixa o bebê mais tranquilo. Ele chora menos e se sente muito mais seguro, se tornando mais independente no futuro.
5. Reduz o risco de alergias
Crianças que foram amamentadas exclusivamente por leite materno nos 6 primeiros meses têm menos chances de desenvolver problemas como asma, chiados no peito e formação de catarro. Também aquelas que foram amamentadas nos primeiros 4 meses de vida apresentam menos problemas pulmonares.
Os benefícios da amamentação são muitos, mas para garanti-los você precisa colocá-los em prática. Amamente o seu bebê de forma exclusiva até os 6 meses de vida e, partir disso, comece a introduzir outros alimentos saudáveis sem deixar o aleitamento materno de lado.
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre a todos a importância da amamentação!