Bronquite e asma: saiba como tratar essas doenças na infância

Bronquite e asma

Bronquite e asma
Bronquite e asma são duas das doenças respiratórias mais comuns na infância. Logo nos primeiros anos de vida, a criança pode apresentar sinais de qualquer uma das duas como tosses contínuas e falta de ar.
Apesar de parecidas, elas não são a mesma coisa: enquanto a asma se manifesta com mais constância, a bronquite costuma aparecer cerca de três meses por ano, por pelo menos dois anos consecutivos. Por isso, é preciso ter atenção para um diagnóstico correto entre bronquite e asma.
Tratá-las também é um processo que requer muitos cuidados. E, para saber o que fazer com cada uma, continue a leitura deste artigo!

Por que asma e bronquite surgem logo na infância?

Primeiro, é fundamental entender por que asma e bronquite surgem quase sempre na infância. Nessa etapa da vida, o sistema imunológico da criança ainda está em formação. Por esse motivo, as vias respiratórias estão ainda fragilizadas e se obstruem com mais facilidade.
Existem mais crianças do que adultos com asma, por exemplo. Mas, com o passar dos anos, os sintomas das duas doenças podem ser amenizados e elas ficam mais controladas. Sendo assim, é indispensável providenciar acompanhamento médico para verificar a evolução da doença no pequeno.

Qual é o tratamento adequado para asma?

A asma é uma doença crônica, que tem como principais sintomas a dificuldade em respirar, a tosse seca, o chiado e a congestão no peito, e a respiração encurtada. É possível percebê-los em atividades comuns da criança, como em brincadeiras: dificuldade em ter o mesmo que ritmo que os amigos é uma situação preocupante.
Bronquite e asma
Em um primeiro momento, a asma infantil pode ser tratada com medicamentos contínuos, prescritos conforme sua idade e a gravidade do problema. Eles podem ser preventivos, para controlar a inflamação das vias aéreas, ou eventuais, caso surja um cenário emergencial. Os remédios são inalados ou ingeridos e as doses também variam de acordo com o perfil da criança.
Dentro de casa, algumas providências importantes devem ser tomadas para uma boa recuperação. Para começar, todos os cômodos precisam ser limpos com periodicidade, para evitar acúmulo de poeira. É bom supervisionar também as atividades físicas do pequeno. Embora ele tenha que se manter sempre ativo, é essencial ter orientação profissional para definir quais exercícios são adequados para ele.

E a bronquite, como tratar?

A principal diferença entre bronquite e asma são suas causas: ao contrário da asma, a bronquite é causada por um vírus e pode ser um estado mais agravado de um resfriado ou gripe. A princípio, a tosse seca se manifesta e abre caminho para que uma secreção comece a ser expelida. A criança geralmente tem febre e não consegue respirar bem.
A doença costuma ser curada em poucos dias, caso não se complique nesse período. Para tratá-la, é comum que o especialista indique fármacos broncodilatadores ou antibióticos, que devem ser tomados por até 10 dias. As inalações também são recomendadas nesse caso e devem ser realizadas por pelo menos quatro vezes ao dia.
A criança também deve beber bastante líquidos, sendo a água o principal deles. Esse hábito contribui para que o muco expelido fique mais fluido, seja eliminado com mais facilidade e ela possa respirar melhor o quanto antes.
Bronquite e asma jamais devem ser medicadas por conta própria. Então, contrate um bom plano de saúde familiar para estar sempre preparado se crises ou ataques dessas doenças se manifestarem em seus filhos.
Este artigo foi útil para você? Já teve que lidar com casos dessas doenças em sua família? Comente e participe!