Check-up infantil: as crianças precisam fazer?

check-up infantil

check-up infantil
Quem pensa que check-up é coisa de adulto está enganado. As crianças também precisam passar por consultas de rotina completas para cuidar da saúde.
Como o momento é de crescimento, muitas mudanças acontecem. Então, é preciso identificar qualquer pequeno problema para que ele não evolua e seja tratado quanto antes, sem atrapalhar o desenvolvimento do pequeno.
Desde os primeiros dias de vida essa necessidade deve ser atendida sem falta. Portanto, se você quer saber mais sobre como funciona o check-up infantil, basta continuar a leitura deste artigo!

Qual a periodicidade do check-up infantil?

Nos primeiros seis meses de vida, a consulta com um pediatra deve ser agendada mensalmente. Depois, até que o primeiro ano se complete, esse período pode se tornar bimestral. Em seguida, passa a ser trimestral até os dois anos de idade.
E, a partir dos 5 anos, semestralmente é tempo suficiente para que haja retorno ao médico. É claro que, se algum problema específico for encontrado, a periodicidade pode ser alterada.
Mas, como o intuito dessa rotina é a prevenção, é provável que tudo permaneça bem controlado e em dia até que as consultas sejam anuais. O importante é identificar especialidades adequadas para cada idade e levar a criança mesmo que ela não apresente sinais de que algo esteja errado.
check-up infantil

Quais exames devem ser realizados?

O primeiro exame que acontece no check-up infantil é o teste do pezinho, assim que o pequeno nasce. Através dele, doenças e hábitos que têm chances de se desenvolver durante vida são diagnosticados antes mesmo que o quadro clínico se manifeste. O teste da orelhinha e o teste do olhinho também acontecem, para identificar problemas auditivos e probabilidade de tumores.
Mais tarde, assim que os primeiros dentes começam a surgir, é fundamental encaminhar a criança a um dentista para iniciar a escovação correta de imediato. A consulta ao oftalmologista, por sua vez, pode ser feita com apenas 1 ano e deve se repetir a cada dois anos, caso a criança não manifeste reclamações ou incômodos.
A partir dos 5 anos, o pediatra pode solicitar exames mais completos, como o de urina e o de sangue. Com eles, é possível controlar níveis de plaquetas, sintomas de anemia e doenças renais. Exames de tireoide e das vias respiratórias são aconselhados também, especialmente porque são problemas que aparecem e se desenvolvem mesmo quando tudo parece tranquilo.

Como garantir um bom retorno nas consultas?

De nada adianta levar a criança ao médico para um check-up infantil e não manter bons hábitos de saúde. Então, para que o retorno desse cuidado seja sempre positivo, é fundamental respeitar todas as indicações do profissional.
Para completar, não se esqueça de que a carteira de vacinação do pequeno também deve estar em dia. Até porque, o pediatra sempre pedirá para averiguar se as doses foram ministradas nas datas corretas e fará os lembretes necessários para as próximas.
Por fim, a criança deve ter um cotidiano agradável. Dormir bem, estudar, brincar e se alimentar de forma saudável são práticas simples e que contribuem bastante para conservar saúde plena e um excelente desenvolvimento motor, físico e mental.
E você, já levou seu filho para um check-up infantil este ano? A rotina das consultas está de acordo com a periodicidade determinada para a idade dele? Comente e participe!