Conheça as causas do sedentarismo na adolescência

sedentarismo na adolescência

sedentarismo na adolescência
A rotina dos jovens costuma ser bastante agitada, pois eles dividem o tempo entre estudos, atividades extracurriculares e diversão. Mesmo com essa movimentação, muitos apresentam o que chamamos de sedentarismo na adolescência. Apesar de realizar uma série de atividades, boa parte dos jovens não pratica exercícios físicos ou alguma modalidade esportiva.
As consequências do sedentarismo na adolescência podem ser bastante graves. Por exemplo, jovens sedentários e que não seguem uma alimentação balanceada têm mais chances de desenvolver problemas de saúde como colesterol e diabetes do tipo 2.
Segundo levantamento realizado pelo Imperial College de Londres e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), descrito na revista internacional The Lancet, a obesidade infantil atinge atualmente dez vezes mais crianças e adolescentes do que na década de 1970. O estudo aponta, também, que o grupo de indivíduos entre 5 e 19 anos que estão acima do peso saltou de 11 milhões naquela época para 124 milhões.
Para evitar que o sedentarismo na adolescência possa trazer complicações para a saúde dos jovens, reunimos na sequência deste artigo as principais causas desse problema e dicas para solucioná-las. Confira!

Falta de incentivo

Durante sua formação, o jovem torna hábito todas as atividades que lhe foram apresentadas durante a infância, inclusive os exercícios físicos e a prática de esportes. Sendo assim, uma das causas do sedentarismo na adolescência é justamente a falta de incentivo, principalmente dos pais, durante a infância do filho.
sedentarismo na adolescência
Desde pequena, a criança deve realizar atividades que coloquem o corpo em movimento, sejam brincadeiras, danças ou esportes. Assim, ao entrar na adolescência, esse jovem terá internalizado o gosto pelas atividades físicas. O interessante é que o adolescente não irá encarar isso como uma obrigação, mas sim como algo que ele gosta de fazer e já faz parte de sua rotina.

Tecnologia X sedentarismo na adolescência

Os recursos tecnológicos estão presentes na vida de boa parte dos jovens. Smartphones, tablets, computadores e videogames fazem um grande sucesso com esse público, mas também podem ser uma das causas do sedentarismo na adolescência.
Ao colocar esses recursos em primeiro lugar, o jovem deixa de se interessar por outras atividades que podem ajudá-lo a manter uma rotina mais saudável. Além de ficar horas e horas sentado em frente a esses dispositivos, o adolescente tende a se alimentar de forma desequilibrada quando está vidrado nas telinhas.
Os salgadinhos, lanches, doces e refrigerantes acabam sendo a combinação perfeita para esses momentos. Esse é um comportamento preocupante, pois o jovem deixa de trabalhar a parte física e ainda eleva consideravelmente as chances de desenvolver problemas como colesterol, diabetes e obesidade.
Para equilibrar o uso da tecnologia com as atividades físicas é interessante que a família crie uma rotina para o jovem, contemplando as duas partes. Assim, ele não precisa abrir mão do que mais gosta, porém passará a cuidar melhor de sua saúde e bem-estar.
Apresentamos no artigo de hoje duas das principais causas do sedentarismo na adolescência e também mostramos algumas dicas sobre como solucionar esses problemas. Para continuar por dentro de temas relacionados à saúde dos filhos, veja também em nosso blog o post que aborda os tipos de tratamento para a ansiedade na adolescência.