Quais as principais doenças respiratórias e como prevení-las?

doenças respiratórias

doenças respiratórias
Crianças, jovens e adultos que já enfrentaram alguma das doenças respiratórias que mais atingem os brasileiros sabem que esse problema de saúde acaba interferindo na rotina e na qualidade de vida dos pacientes.
Por isso, é importante se manter informado sobre as doenças respiratórias mais comuns e como preveni-las, principalmente durante o outono e inverno, estações mais frias do ano que aumentam os casos de problemas no sistema respiratório. Essas enfermidades podem afetar os pulmões, as fossas nasais, a boca, a faringe e os brônquios.
Se você quer redobrar os cuidados com a sua família, aprendendo a prevenir as principais doenças respiratórias, confira na sequência deste artigo algumas dicas que te ajudarão nesse processo. 

Saiba quais são as doenças respiratórias mais comuns

Infelizmente, as doenças respiratórias costumam surgir na infância e, dependendo do tipo, podem acompanhar o paciente por toda a vida, as chamadas doenças crônicas. Por isso, esse é um problema que desperta o interesse dos pais, que buscam conhecer as enfermidades e as formas mais eficazes de prevenção.
Conheça as doenças respiratórias mais comuns:

Bronquite

A inflamação dos brônquios, também conhecida como bronquite é uma das doenças respiratórias mais recorrentes e pode se manifestar de duas formas: aguda ou crônica. No primeiro tipo, a doença geralmente é causada por uma infecção viral, vindo acompanhada de outras patologias, como gripe ou resfriado. 
Já a bronquite crônica tem uma ligação direta com o consumo excessivo de cigarros, altos níveis de agentes poluentes ou outros fatores que causam a hipertrofia das glândulas produtoras de muco e inflamação dos bronquíolos.
doenças respiratórias

Rinite

Uma das doenças respiratórias que vem crescendo em todo o país é a rinite alérgica. Relacionada à inflamação das mucosas da cavidade nasal, geralmente causada por agentes externos, como poluição, pelos de animais, poeira e até determinados alimentos, a rinite costuma causar nos pacientes espirros excessivos, coriza, olhos e gargantas irritados, olhos lacrimejantes e congestão nasal.

Gripe 

Os casos de gripe aumentam consideravelmente no inverno, momento no qual o vírus influenza tem a sua circulação ampliada. Apesar de comuns, as gripes são doenças respiratórias que precisam ser tratadas, pois podem causar coriza, febre, espirros, dor de garganta, dores no corpo e fadiga. 

Sinusite

A inflamação dos seios nasais é a causadora da sinusite, que pode ser infecciosa, alérgica, ou traumática. Essa é uma das doenças respiratórias mais comuns e que gera uma série de sintomas bastante incômodos, como dor nos seios da face, dor de cabeça, dor de ouvido, congestão e secreção nasal. Dependendo da gravidade da inflamação, o paciente pode apresentar períodos de febre alta.

Dicas rápidas para prevenir esses problemas de saúde

Alguns cuidados simples e mudanças de hábitos ajudam a prevenir doenças respiratórias, principalmente no inverno. Reunimos uma lista com dicas rápidas para você começar a aplicar em seu dia a dia.

  • Lave bem as mãos;
  • Evite permanecer por muito tempo em locais fechados;
  • Tente manter a rinite alérgica controlada;
  • Tome a vacina da gripe (consulte seu médico de confiança em caso de dúvidas sobre a vacinação);
  • Beba bastante água;
  • Mantenha a umidade do ar em sua casa; não abuse do ar condicionado e nem de aquecedores.

Apresentamos no artigo de hoje as principais doenças respiratórias e dicas de como preveni-las, principalmente no inverno. Aproveite e veja também em nosso blog o post que aborda 4 dicas para cuidar da saúde da família.