Os empreendedores possuem uma série de incumbências diárias, que nem sempre permitem que eles deem atenção a pontos importantes da operação. Contratar um plano de saúde empresarial para os seus funcionários é uma dessas questões fundamentais que muitos gestores não conseguem analisar de maneira estratégica.
De acordo com pesquisas, o plano de saúde coletivo é o segundo benefício mais valorizado pelos colaboradores, ficando atrás apenas do salário. Porém, mesmo quando as empresas enxergam a importância desse serviço, elas se deparam com alguns desafios, como os custos que a adoção de um plano de saúde podem trazer para a empresa e como escolher uma operadora que corresponda às expectativas dos funcionários.
Essas dúvidas podem ser solucionadas com uma busca detalhada de empresas renomadas, que oferecem planos empresariais voltados para pequenas e médias empresas, com preços acessíveis e uma ampla rede credenciada. Mas, uma outra questão também é levada em conta pelas companhias: qual o momento certo de contratar um plano de saúde empresarial?
Na sequência, te ajudaremos a esclarecer essa dúvida, mostrando como o plano de saúde empresarial pode ser uma decisão estratégica para o seu negócio.
Aumento do índice de absenteísmo na companhia
Não há um momento certo para contratar um plano de saúde empresarial para os seus funcionários. Porém, há situações que apontam que esse benefício poderia fazer a diferença em seu negócio, auxiliando tanto a companhia quanto os empregados.
O aumento do índice de absenteísmo é um desses momentos. Essas faltas geralmente ocorrem por conta de problemas de saúde. Quando os colaboradores não têm acesso a um convênio coletivo de qualidade, eles precisam recorrer ao atendimento público.
Dependendo do caso, o funcionário pode ficar esperando horas para ser atendido, o que impede que ele compareça ao trabalho quando tiver uma consulta. A situação fica ainda mais complicada quando o colaborador precisa realizar um tratamento mais longo. A demora para agendar consultas e exames na rede pública pode acabar afastando o profissional do trabalho por mais dias.
Diante dessa realidade, contratar um plano de saúde empresarial dá ao seu time a segurança de ter um atendimento médico de qualidade e rápido. Com isso, os funcionários poderão cuidar melhor da saúde e fazer os tratamentos adequados em casos de doenças, diminuindo as faltas no trabalho.
Contratar um plano de saúde empresarial quando a empresa precisa reduzir os custos é uma boa decisão
Engana-se quem pensa que a contratação de um convênio coletivo irá comprometer as contas da empresa. Em algumas situações, essa decisão gera, na verdade, uma economia significativa para a companhia. Além de ampliar a produtividade, pois com saúde os funcionários faltam menos e conseguem trabalhar melhor, a empresa também evita altos gastos em situações emergenciais.
Mesmo com todo o cuidado e práticas de prevenção, é bastante difícil uma empresa eliminar por completo os acidentes de trabalho. Quando essas ocorrências acontecem, a corporação precisa arcar com todas as despesas para atendimento e tratamento do colaborador que sofreu o acidente, que podem representar um alto valor.
Mas, caso a companhia já ofereça aos empregados um plano de saúde empresarial, ela terá uma economia considerável nestes casos, pois todo o acompanhamento do funcionário será coberto pelo convênio, garantindo um tratamento de qualidade e sem custos adicionais para a corporação. O mesmo vale para as doenças ocupacionais e do trabalho, pois o plano de saúde dá todo o suporte para os colaboradores que apresentam esses problemas.
Como vimos, contratar um plano de saúde empresarial é sempre uma excelente opção, porém, em casos de controle do absenteísmo e redução de custos, essa escolha se torna ainda mais assertiva.
Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à saúde dos funcionários, veja também em nosso blog o post que traz os 5 motivos para implementar a ginástica laboral em sua empresa.