Quantas vezes a criança deve ir ao médico por ano?

ir ao médico

ir ao médico
Levar as crianças ao médico com regularidade é uma forma bem conveniente de avaliar seu desenvolvimento, prevenir doenças e diagnosticar alguns males antes que sejam mais difíceis de tratar. Um bom acompanhamento durante os primeiros anos de vida é importante para que ela se torne um adulto saudável.
Afinal, durante a infância elas estão em constante transformação. Por isso, garantir que tudo está indo bem é fundamental. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a frequência que essas visitas devem ter. Se esse é o seu caso, fique tranquilo: leia mais e descubra quantas vezes por ano seu filho deve ir ao médico.

Entenda quando as crianças devem ir ao médico

Quando algo vai mal, conseguir uma consulta com o pediatra da criança passa a ser uma prioridade. No entanto, é comum que o acompanhamento periódico não seja realizado adequadamente. E são vários fatores que contribuem para isso. A falta de informação e a rotina agitada são apenas algumas delas.
Durante a infância as visitas ao consultório devem ser mais frequentes, e isso vai variar muito conforme a idade da criança. Continue lendo e entenda mais.

As crianças recém-nascidas e crianças até um ano

Bebês recém-nascidos precisam ir ao médico duas semanas após a alta do hospital. O profissional vai avaliar o quadro geral do recém-nascido, tirar dúvidas e dar orientações sobre os cuidados com o bebê.
Se tudo estiver bem, nos dois meses seguintes a criança deverá ir ao pediatra uma vez por mês. Então, deverá fazer novas visitas aos 4, 6, 9 e 12 meses. Porém, se durante esse período a criança adoecer ou apresentar problemas, deverão ser feitas quantas visitas forem necessárias.
ir ao médico

Os bebês a partir de um ano

Depois de completar um ano, o ideal é que o bebê vá ao médico uma vez a cada três meses. No entanto, caso não seja possível, ele deve ir ao médico pelo menos com 15 meses e após, aos 18 meses (com um ano e meio).
Conforme for crescendo, as consultas vão ficando mais espaçadas. Aproximadamente dos 3 aos 7 anos de idade, é recomendado que ele visite o consultório a cada 6 meses. A partir de então as consultas podem ser anuais.

Crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos

Nessa fase a criança começa a entrar na puberdade. Por isso, deve ser avaliado o estado geral da pessoa, assim como suas taxas hormonais e outros fatores relevantes. No caso das meninas, é comum que ocorra a menarca, a primeira menstruação. Nesse caso, é importante que seja levada a um ginecologista a fim de que receba as devidas orientações.
Vale lembrar que os anos anteriores à adolescência são muito importantes. Neles ocorrem variações hormonais intensas, mudanças no corpo e uma série de outras modificações afetivas que podem afetar a saúde de uma maneira geral. Levar a criança ao médico a ajuda muito a passar por essa fase de uma maneira mais suave e garante seu adequado desenvolvimento.
É claro que seu médico vai passar todas as informações necessárias sobre a periodicidade das consultas. Tudo vai depender do desenvolvimento da criança e de seu estado geral de saúde. No entanto, é importante ter essas informações como base para que você não fique muito perdido antes de ir ao médico. Mantenha-se sempre atento à saúde e bem-estar das crianças e não hesite em marcar uma consulta caso algo esteja parecendo errado.
Essas dicas foram úteis para você? Siga nossa página no Facebook e continue acompanhando o nosso blog!