Como contratar um plano de saúde para os seus funcionários?
Contratar um bom plano de saúde para os seus funcionários é uma ação que mexe positivamente com os resultados. Com mais proteção de saúde, há mais motivação, menos abstenções e mais produtividade.
Porém, todo o processo tem que ser feito corretamente para não haver o risco de pagar por algo que não é, exatamente, a configuração mais interessante para o seu negócio. Quanto mais cuidado houver nessa hora, maior é a segurança e a satisfação ao final.
A seguir, veja quais são os passos para fazer essa contratação de maneira segura.
Faça um levantamento das principais necessidades
O plano de saúde para os seus funcionários deve atender bem às exigências mais importantes que estão ligadas àquelas pessoas envolvidas. Se há um grande número de colaboradoras que viajam para outros estados, é importante que ele tenha abrangência Nacional. Se isso não ocorre, um plano de abrangência Regional ou Municipal já atenderá bem a todos.
Já se os riscos do ambiente são muito intensos, o ideal é que ele tenha a disponibilidade de ambulância para atendimento pré-hospitalar em situações emergência. Isso garante maior segurança para os colaboradores.
Não adianta simplesmente contratar o plano mais barato ou mais caro, já que o recomendado é que ele atenda às questões mais importantes.
Avalie as empresas que oferecem esse serviço
Depois de definir o que é relevante no plano, deve-se partir para a avaliação das prestadoras. É necessário, por exemplo, conferir se a empresa está registrada junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Nessa agência reguladora, inclusive, há informações sobre o desempenho de várias prestadoras, de modo a permitir uma escolha de qualidade.
Além dessa análise, considere questões como a estrutura e capacidade da operadora, assim como o preço que ela cobra. Fazer uma comparação com diversas opções, por exemplo, é um bom jeito de entender como ela se posiciona no mercado.
Busque diferenciais no plano de saúde para os seus funcionários
Além de todas as questões básicas, como atendimentos hospitalar e de emergência, é importante buscar diferenciais. Um plano de saúde para os seus funcionários que vá além do básico certamente trará efeitos mais positivos e maior retorno quanto à sustentabilidade do contrato.
Ter um acompanhamento do contrato por parte de analistas especializados, por exemplo, é uma grande vantagem.
A partir desse relacionamento, o empreendimento consegue compreender quais são as ações que deve tomar em busca de resultados mais consistentes. De quebra, melhora o uso do plano, garantindo a satisfação de todos.
Fique de olho no contrato de prestação de serviço
Depois de encontrar a opção considerada ideal para o empreendimento, é fundamental ficar de olho no contrato. Confira o documento com atenção para conhecer todas as condições que não foram previamente tratadas.Todas as operadoras devem disponibilizar o Guia de Leitura Contratual. Esse documento facilita a compreensão de conceitos técnicos da relação entre a operadora e o cliente.
Veja fatores como a rede credenciada, a possibilidade de coparticipação e, também, a carência. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em perguntar antes para a operadora. Se tudo estiver de acordo com o esperado, a assinatura conclui o processo, de modo que os colaboradores e seus beneficiários fiquem protegidos.
Tomando esses cuidados, a contratação do plano de saúde para os seus funcionários fica mais segura. Assim, evita-se desperdício de dinheiro e insatisfação com o serviço.
Nos comentários, deixe se você tem alguma dúvida ou observação sobre esse tema!