5 sintomas da sinusite em crianças
A sinusite pode surgir a partir de um quadro alérgico ou mesmo de um simples resfriado. Assim como ela pode desaparecer por conta própria, também pode se transformar em um problema crônico.
A doença ataca não só adultos, mas também crianças. Devido à pouca idade, são elas quem mais sofrem com o conjunto de incômodos que tomam conta do organismo.
E para identificar corretamente um caso de sinusite em crianças, você deve conhecer bem seus principais sintomas. Aqui está uma lista completa com tudo o que você deve saber sobre eles!
1. Febre
O primeiro sinal da manifestação de sinusite em crianças é a febre constante. Ela pode permanecer no organismo após gripe ou resfriado e causar um grande desconforto ao pequeno.
Em geral, o grau eleva-se acima de 38ºC. A febre neste caso também vem acompanhada de sonolência e irritabilidade, especialmente em crianças com uma idade menor.
2. Dor de cabeça ou facial
Fique atento se a criança reclamar de dor de cabeça ou na face. A sinusite intensifica essa sensação, especialmente em movimentos em que a cabeça fica baixa ou quando é preciso se deitar.
Conforme a sensibilidade da criança, esse sintoma pode se apresentar de forma mais leve ou intensa. É mais comum que ela se espalhe pela região das maçãs do rosto, ao redor do nariz e em volta dos olhos.
3. Corrimento e congestão nasal
Seja branca, amarelada ou esverdeada, qualquer secreção nasal pode ser um sintoma da sinusite em crianças. É fundamental avaliar bem esse sinal, visto que ele pode ser confundido também com uma gripe comum.
Por causa desse tipo de congestão, a criança pode ter dificuldades para comer ou mesmo perder o apetite. Em bebês, a recusa para se alimentar acontece também em relação à amamentação.
4. Tosse
A tosse da sinusite em crianças é recorrente, especialmente se o pequeno estiver deitado. Ela persiste por que há uma secreção que drena do nariz e escorre diretamente para a garganta.
É comum que ela ajude a expelir bastante catarro. Como é intensa, pode causar fadiga e cansaço na criança, bem como uma leve dor no peito proveniente dos movimentos para eliminar o excesso de muco acumulado.
5. Mau hálito
À medida que os sintomas pioram, o mau hálito da criança também se intensificará. Portanto, é importante ser bastante perceptivo em relação a esse fator, pois ele é muito esclarecedor quanto ao estado atual do pequeno.
O mau hálito surge porque as vias nasais estão bloqueadas e isso exige que a respiração seja feita pela boca. Esse pode ser um sintoma presente em outras doenças respiratórias como a asma e somente um especialista pode fazer o diagnóstico correto.
Agora que você já sabe como a sinusite em crianças se manifesta, não se esqueça de providenciar um plano de saúde familiar. Assim, se os pequenos de sua casa passarem por alguma crise ou pelo início da doença, haverá todo respaldo para que os cuidados sejam providenciados com rapidez e qualidade.
Conhece alguma criança que teve que lidar com essa situação? Como foi sua recuperação? Deixe um comentário logo abaixo com o seu relato!