3 exames de rotina que as crianças devem fazer
Desde quando nascem, os bebês dão início a um acompanhamento médico regular. Nos primeiros meses de vida, as idas ao pediatra são mais constantes, pois o profissional verifica como está o desenvolvimento do bebê, se ele está ganhando peso como o previsto, se o crescimento está adequado, se o pequeno se mantém saudável e se é preciso inserir algum suplemento ou vitamina na alimentação.
Passado esse período inicial, as crianças continuam realizando consultas regulares com o pediatra, cerca de três a cinco vezes por ano. A infância é uma fase muito importante para o desenvolvimento da criança, por isso o acompanhamento médico é tão fundamental.
Além das consultas, há os exames de rotina que são importantes para prevenir e detectar possíveis problemas de saúde. Se você não conhece todos os exames de rotina que fazem parte do check-up infantil, confira a lista a seguir que traz os 3 procedimentos que os pequenos devem fazer para crescerem saudáveis.
1. Exame de urina
Um dos exames de rotina que as crianças devem fazer é o que analisa a urina. Esse procedimento tem como objetivo investigar possíveis infecções, perda de proteína, presença de açúcar e alteração assintomática que tenha relação com problema renal. É muito importante que as crianças façam esse que é um dos exames de rotina mais comuns na infância, ainda mais quando o pequeno se queixa de ardência ao urinar.
2. Hemograma faz parte dos exames de rotina para crianças
Por mais que os pequenos não gostem de tirar sangue, o hemograma completo é um dos exames de rotina mais importantes na infância, pois ele ajuda a rastrear indícios de anemia, níveis de plaquetas, células de defesa, colesterol, triglicérides, diabetes, entre outros problemas de saúde que podem atingir as crianças.
A frequência da realização do hemograma em crianças depende muito do perfil do médico e, claro, da necessidade. Quando a criança se apresenta saudável, sem sintomas que possam estar relacionados a um problema de saúde mais complexo, os exames laboratoriais são solicitados cerca de uma vez ao ano. Porém, caso surjam sintomas recorrentes, a avaliação pode ser requisitada em caráter de emergência.
3. Exame de fezes
Na infância, é comum a realização de exames de rotina que, com o tempo, deixam de ser frequentes. O exame de fezes é um bom exemplo disso. Essa é uma avaliação importante nesta faixa etária, pois ajuda a detectar a presença de parasitas. Sendo assim, sempre que houver suspeita de vermes, com sintomas como dor de barriga, alteração nas fezes, coceira na região do ânus, emagrecimento e fraqueza, é indicada a realização do exame.
Além disso, os especialistas costumam solicitar esse que é um dos exames de rotina mais comuns na infância também quando os pais observam gordura, sangue ou qualquer outra alteração nas fezes da criança e relatam isso ao pediatra. Há também casos em que o médico suspeita de alguma doença crônica, sendo necessário fazer uma pesquisa de substâncias específicas encontradas nas fezes.
Você conferiu no artigo de hoje 3 exames de rotina que as crianças devem fazer com certa frequência, garantindo um crescimento saudável. Se você quer oferecer para o seu filho um atendimento médico de qualidade, que permita a realização desses e outros exames comuns na infância, veja também em nosso blog o post que apresenta 4 motivos para contratar um plano de saúde familiar.