Pneumonia infantil: o que é e como tratar?
Durante a infância, é comum as crianças apresentarem alguns problemas respiratórios, principalmente no outono e inverno, devido às temperaturas baixas e o ar mais seco dessas estações. A pneumonia infantil, por exemplo, é uma doença que precisa de atenção especial, pois a falta de tratamento adequado pode piorar ainda mais o estado de saúde da criança.
A pneumonia infantil é uma doença de cunho inflamatório que pode ter origem em bactérias, vírus, fungos ou parasitas que atingem o pulmão, afetando os alvéolos (sacos de ar microscópicos). A pneumonia infantil não é contagiosa, podendo ser desenvolvida por uma série de fatores relacionados à saúde da criança, como baixa imunidade, doenças crônicas, sequelas de doenças como tuberculose, bronquiectasias e fibrose cística.
Para tratar a pneumonia infantil, é preciso que os pais procurem um atendimento médico especializado assim que o filho apresentar os primeiros sintomas da doença. A seguir, iremos mostrar as formas mais comuns de tratar esse problema de saúde e daremos dicas de como a família pode identificar a doença com mais rapidez. Não perca!
Conheça os principais sintomas da pneumonia infantil
Identificar os primeiros sintomas da pneumonia infantil é muito importante para que a criança possa começar o tratamento ainda na fase inicial da doença. A principal dificuldade dos pais é diferenciar os sintomas da pneumonia infantil com os apresentados em gripes e resfriados comuns.
Os sintomas mais recorrentes em quadros de pneumonia infantil são:
- Febre alta (acima de 38,5º);
- Dificuldade para respirar;
- Falta de ar;
- Mal-estar;
- Dor no peito;
- Tosse e secreção purulenta;
- Falta de apetite;
- Desânimo para realizar atividades do dia a dia, como brincar
As crianças menores de cinco anos são as mais suscetíveis para desenvolver quadros de pneumonia infantil. No entanto, a doença pode ocorrer em outras faixas etárias, por isso, é preciso que os pais fiquem sempre atentos.
Saiba quais são os tratamentos indicados para pneumonia infantil
Como vimos, a pneumonia infantil pode trazer uma série de sintomas desagradáveis para a criança. Além do desconforto, é fundamental realizar um tratamento médico adequado para que a doença não evolua para um quadro mais grave.
Ao levar o filho ao médico pediatra, o profissional realizará um exame físico e observará os sintomas, como tosse, chiado, secreção e febre. Vale ressaltar que há casos em que o médico solicita exames específicos para concluir o diagnóstico, como de sangue e análise do muco.
Identificada a pneumonia infantil, o pediatra irá indicar o tratamento ideal para a criança. Em boa parte dos casos, a recomendação dos profissionais é tratar a pneumonia infantil com antibióticos. No entanto, é fundamental que os pais não mediquem os filhos. Somente o profissional da saúde poderá prescrever o tratamento correto para a pneumonia infantil.
No artigo de hoje, apresentamos os sintomas e o tratamento da pneumonia infantil, enfermidade comum nessa faixa etária e que necessita de um acompanhamento médico especializado. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à saúde das crianças, veja também em nosso blog o post que mostra os cuidados essenciais para manter a saúde dos filhos em dia.