(45) 3220-7007

0800 041 4554

Canais de atendimento

Search
young mother and little daughter at house kitchen preparing salad for lunch wearing apron and cook hat
Sua saúde

Obesidade na adolescência: saiba como cuidar da alimentação dos jovens

obesidade na adolescência
A obesidade na adolescência é uma das grandes preocupações dos pais. Mas o que eles poderiam fazer para prevenir e combater esse problema?
É conveniente entender as causas da obesidade e também os hábitos dos jovens que contribuem para o seu surgimento. Explicamos tudo isso para você e listamos algumas dicas para cuidar da alimentação dos jovens. Confira!

Quais são as principais causas da obesidade na adolescência?

A obesidade na adolescência pode ter várias causas, como fatores genéticos. Filhos de um pai obeso, por exemplo, têm 40% de chance de desenvolver obesidade, com as chances duplicando se os dois pais forem obesos, enquanto os riscos para filhos de pais não obesos são de apenas 9%.
Há ainda características individuais (cada pessoa tem um metabolismo distinto) e ambientais (a rotina de seu entorno é essencial para incentivar hábitos saudáveis e combater o sedentarismo) que influenciam na questão. Doenças endocrinológicas ou síndromes genéticas também podem desencadear a obesidade.

Quais são os principais problemas da alimentação dos jovens?

Por mais que os pais passem toda a infância de seus filhos tentando incentivá-los a manter uma alimentação saudável, há uma série de dificuldades que surgem com a adolescência e que podem afetar até mesmo crianças saudáveis.

Preferência por fast-food

As redes de fast-food oferecem opções práticas e atrativas, o que faz com que muitos adolescentes prefiram sanduíches à refeições mais nutritivas. O consumo excessivo desse tipo de comida pode causar diversas doenças, como a hipertensão, diabetes, asma e a obesidade na adolescência.

Alimentação fora de horário

O hábito de sentar à mesa para fazer as refeições é cada vez mais raro entre os adolescentes. A maioria prefere comer em frente à televisão, ao computador ou durante outras atividades diárias, quase sempre optando por petiscos e lanches ao invés de fazer refeições completas. Além de não fornecerem os nutrientes necessários, refeições demasiadamente espaçadas fazem com que o adolescente sinta mais fome e coma mais na refeição seguinte para sentir-se saciado.
obesidade na adolescência

Falta de café da manhã

Muitos adolescentes preferem dormir um pouco mais e sair de casa sem tomar o café da manhã a terem que acordar mais cedo e se alimentar corretamente. Isso faz com que muitos fiquem de 10 a 14 horas sem comer, privando-se de nutrientes necessários para o crescimento. Sem falar que aumentam as chances de apresentarem dores de cabeça, fraqueza, tontura e indisposição.

Como melhorar a alimentação dos adolescentes?

Depois de identificar as principais causas da obesidade na adolescência e os hábitos alimentares dos jovens que mais contribuem para o seu surgimento, é preciso saber como incentivá-los a comer melhor.

Prepare lanches mais saudáveis

Se você der dinheiro para o seu filho lanchar na escola, é pouco provável que ele prefira opções saudáveis. Prepare lanches gostosos e nutritivos para que ele leve de casa. Além de saudáveis, são mais econômicos.

Restrinja alimentos industrializados em casa

Os alimentos industrializados são ricos em gorduras, corantes, sódio, conservantes e outros aditivos químicos que contribuem para a obesidade na adolescência. A fim de reduzir o consumo desses alimentos, diminua o acesso a eles em casa. Quanto menos acessíveis forem, menos esses alimentos serão consumidos.

Mantenha uma rotina

Uma rotina alimentar com horários bem definidos e um total de 5 a 6 refeições por dia, a cada 3 horas, é ideal para evitar que o adolescente pule refeições e coma mais vezes para saciar a fome.

Mostre seus hábitos como exemplo

Raramente mandar que seus filhos façam algo distinto do que você faz vai realmente funcionar. Por isso, se você quer que eles tenham hábitos alimentares saudáveis, é válido que você invista nos mesmos hábitos e os eduque pelo exemplo.
Se seu filho ainda não desenvolveu obesidade, é preciso atuar de maneira preventiva, incentivando-o a ter uma alimentação saudável, mas com cuidado para não levá-lo a desenvolver síndromes alimentares por medo de comer ou engordar. Se seu filho já é obeso ou está acima do peso, incentive a mudança de hábitos de forma progressiva e eficaz, sempre reforçando a aceitação dele de como ele é para não causar problemas psicológicos ou de aceitação. É fundamental ter o cuidado de não lhe causar uma nova doença ao tentar combater a obesidade na adolescência de forma muito efusiva.
Agora que você já sabe como evitar a obesidade na adolescência, que tal curtir nossa página no Facebook? Lá você poderá ver muitas dicas sobre como cuidar da saúde de toda a sua família.
 

Read More
ucascavel novembro 21, 2018 0

Categorias

  • Alimentação e exercícios
  • Bem estar no trabalho
  • Materiais Ricos
  • Planos de saúde
  • Sazonalidade
  • Sua saúde

Tags

#DicasUnimed #SegurosUnimed alimentação saudável alzheimer ansiedade autismo AVC BemEstarDaMulher Colesterol coronavirus covid covid19 dengue Depressão Diabetes DicasDeSaúde hepatite hepatite A hepatite B hepatite C home office insonia MudançaDeHábitos MÊSDASMÃES planodesaude plano de saúde polifarmacia prevenção Saude saude e bem estar saude mental saúde SaúdeDaMulher SaúdeDasGestantes SaúdeEBemEstar saúde e bem estar SaúdeFeminina setembro amarelo TEA tratamento Unimed unimed cascavel unimedcascavel vacina verão

  • Clínica Unimed Cascavel: os principais serviços em saúde estão aqui. Leia e conheça!
  • Guia prático para prevenir doenças respiratórias de outono/inverno
  • Você conhece o SOS Unimed? Saiba tudo sobre esse amparo especial para momentos de emergência
  • Em que fase você está? Unimed Cascavel tem dicas de saúde para todas as etapas da vida

Sede: Barão do Cerro Azul, nº 594 – Bairro Ciro Nardi – Cascavel-PR | CEP: 85.802-050

CAS – Unidade Cascavel:  Av. Tancredo Neves, nº 1189 – Centro – Cascavel-PR | CEP: 85802-226

Clique aqui e confira os demais endereços e contatos

Atendimento 24h

0800 041 4554

Telefone/WhatsApp para informações

0800 041 4554


(45) 3220-7000

de segunda a sexta, das 7h45 às 17h45

Vendas de Planos

(45) 3220-7007

de segunda a sexta, das 8h às 18h

Siga nossas redes sociais:

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Baixe nosso aplicativo

Copyright 2001 – 2021 Unimed do Brasil – Todos os direitos Reservados