(45) 3220-7007

0800 041 4554

Canais de atendimento

Search
Sua saúde

Como identificar a depressão na adolescência?

depressão na adolescência
A adolescência costuma ser um período da vida marcado pelas descobertas, pela alegria de viver e pela ousadia. Estudar, divertir-se, conhecer pessoas e aproveitar uma fase repleta de sonhos deveriam ser as principais metas dos jovens. Porém, de uns anos pra cá, um problema começou a se intensificar entre esse público: a depressão na adolescência.
Não há um número exato de quantos jovens enfrentam atualmente a depressão na adolescência no Brasil. Mas, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Psicanálise, cerca de 10% dos adolescentes brasileiros sofrem dessa doença. A nível mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos jovens apresentam os sintomas da depressão.
Diante de números tão preocupantes, é importante que as famílias estejam atentas aos sinais apresentados pelos filhos. Para ajudar os pais, listamos na sequência deste artigo dicas de como identificar a depressão na adolescência para procurar uma ajuda médica especializada o quanto antes. Confira!

Tristeza constante

Na vida, crianças, adolescentes e adultos passam por muitos momentos de alegria e também de tristeza. Mas, quando o sentimento de infelicidade é constante é preciso olhar para o jovem com mais atenção, já que esse é um dos sinais da depressão na adolescência.
Nesses casos, o adolescente passa a preferir ficar sozinho, não apresenta vontade de fazer atividades que antes ele gostava e dificilmente se anima com passeios e encontros com familiares e amigos. Parte dessa tristeza é representada por crises de choro nas mais diferentes situações do dia a dia.

Cansaço excessivo é um dos sintomas da depressão na adolescência

Um jovem saudável costuma ter uma disposição de dar inveja. Por isso, quando o seu filho começa a demonstrar um cansaço excessivo sem uma causa aparente, é preciso ficar atento. Além de poder estar relacionado com alguma doença física, o cansaço também é um sintoma da depressão na adolescência.
depressão na adolescência
Geralmente, os jovens já acordam com essa sensação de cansaço, que só piora ao longo do dia. Dependendo da intensidade, compromete os estudos e as demais atividades realizadas pelo adolescente, pois afeta a sua concentração.

Perda ou ganho de peso

A depressão na adolescência pode interferir na vida do jovem de várias formas, sendo que a perda ou ganho de peso é uma das mais comuns. Se os pais perceberem que o filho está comendo muito mais do que o normal ou que não tem apetite, é importante verificar se esse comportamento não está relacionado com a depressão na adolescência.

Insônia

Ficar acordado até tarde é um dos hábitos dos jovens que os pais mais se preocupam, afinal muitos estudam no período da manhã e precisam dormir bem para ter um bom rendimento escolar. No entanto, há adolescentes que não conseguem dormir ao menos seis horas por dia. Isso geralmente acontece por conta da insônia.
Dificuldades para dormir, acordar muitas vezes durante a noite e não conseguir relaxar enquanto dorme são sinais de insônia que podem apontar para a depressão na adolescência. Geralmente, é durante a noite que o jovem reflete sobre uma série de questões e quando ele está com depressão esses pensamentos acabam atrapalhando o sono e o descanso.
Você conferiu no artigo de hoje dicas de como identificar a depressão na adolescência. É importante que os pais sempre conversem com os filhos, fiquem atentos aos sinais e busquem uma ajuda médica especializada ao perceber algo incomum.
Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra se o adolescente precisa mesmo ter um plano de saúde.

Read More
ucascavel abril 26, 2019 0

Categorias

  • Alimentação e exercícios
  • Bem estar no trabalho
  • Materiais Ricos
  • Planos de saúde
  • Sazonalidade
  • Sua saúde

Tags

#DicasUnimed #SegurosUnimed agosto dourado alimentação saudável alzheimer amamentação ansiedade autismo AVC BemEstarDaMulher Colesterol coronavirus covid covid19 dengue Depressão Diabetes DicasDeSaúde hepatite home office insonia inverno MudançaDeHábitos MÊSDASMÃES planodesaude plano de saúde polifarmacia prevenção Saude saude e bem estar saude mental saúde SaúdeDaMulher SaúdeDasGestantes SaúdeEBemEstar saúde e bem estar SaúdeFeminina setembro amarelo sintomas tratamento Unimed unimed cascavel unimedcascavel vacina verão

  • Setembro amarelo: a coragem de falar tem poder de salvar vidas
  • Alerta de inverno: como proteger as crianças da bronquiolite
  • Contratar um plano de saúde empresarial: por onde começar?
  • Diabetes Tipo 2: Uma epidemia em expansão e as novas formas de tratamento

Sede: Barão do Cerro Azul, nº 594 – Bairro Ciro Nardi – Cascavel-PR | CEP: 85.802-050

CAS – Unidade Cascavel:  Av. Tancredo Neves, nº 1189 – Centro – Cascavel-PR | CEP: 85802-226

Clique aqui e confira os demais endereços e contatos

Atendimento 24h

0800 041 4554

Telefone/WhatsApp para informações

0800 041 4554


(45) 3220-7000

de segunda a sexta, das 7h45 às 17h45

Vendas de Planos

(45) 3220-7007

de segunda a sexta, das 8h às 18h

Siga nossas redes sociais:

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Baixe nosso aplicativo

Copyright 2001 – 2021 Unimed do Brasil – Todos os direitos Reservados