5 principais doenças articulares e seus tratamentos
As doenças articulares podem prejudicar muito a qualidade de vida das pessoas. Afinal de contas, com a articulação comprometida, o movimento do corpo não funciona como deveria. Existem várias patologias que podem afetar as articulações. Aliás, até mesmo o desgaste com o passar dos anos pode se tornar um problema, se não houver cuidado.
Confira quais são essas doenças, como preveni-las e tratá-las:
Doenças articulares: como funciona o tratamento?
1. Artrose
É muito confundida com a artrite, mas não se trata da mesma condição. A artrose é mais comum em idosos, devido ao desgaste natural que ocorre nas articulações com o passar do tempo. A artrose tem como principais sinais e sintomas os estalos e as deformidades articulares. Também pode haver dores.
O tratamento depende do grau de comprometimento causado pela doença.
- Analgésicos e anti-inflamatórios
• Fisioterapia (acupuntura, hidroterapia e outros)
• Exercício físico
• Perda de peso (em caso de artrose decorrente da obesidade)
2. Artrite
É um termo generalizado para qualquer tipo de processo inflamatório que acometa as articulações. A Artrite pode atingir qualquer parte do corpo, mas é mais comum nas extremidades (a exemplo das mãos).
O tratamento é bem parecido com o da artrose: medicamentos, fisioterapia, perda de peso e outros, mas é preciso entender a causa do problema para iniciar o tratamento. Por exemplo: a artrite pode ser causada por uma doença autoimune (quando o próprio corpo ataca as articulações).
3. Reumatismo
O reumatismo também engloba um grande grupo de doenças, como lúpus, artrite reumatoide, tendinites, fibromialgia e outras. Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 12 milhões de brasileiros apresentam a doença.
Os tratamentos podem ser vários e serão escolhidos de acordo com a doença e também com o grau de evolução apresentado. Medicamentos como cortisona e anti-inflamatórios são comuns. Já o tratamento com fisioterapia, exercícios físicos e outros também são indicados.
4. Artrite séptica
É um tipo de artrite em que há um agente infeccioso invadindo a articulação, o que dá início a um processo infeccioso e produção de pus nas articulações. Os principais sintomas são:
- Vermelhidão
• Articulações com temperatura acima do restante do corpo
• Redução dos movimentos – devido à dor e à formação de edema
Como tratamento, podem ser indicados antibióticos para destruir o agente invasor e acabar com a infecção. Também são indicadas drenagem articular e fisioterapia.
5. Febre reumática
Trata-se de uma doença inflamatória que atinge as articulações e partes moles, como cérebro, coração e pele. Costuma aparecer em crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos de idade.
O tratamento envolve o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicação pelo resto da vida.
Orientações
Existem outras doenças articulares, mas essas são as principais. Se você sentir dores, incômodos ou dificuldades de movimentação, não demore para procurar ajuda médica.
Leve este conhecimento para outras pessoas e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!