(45) 3220-7007

0800 041 4554

Canais de atendimento

Search
Alimentação e exercíciosSua saúde

Obesidade infantil: Doença cada vez mais frequente e que pode atingir estágio grave

O Ministério da Saúde calcula que, no Brasil, aproximadamente 6,5 milhões de crianças tenham excesso de peso. Dessas, mais de 3 milhões são consideradas obesas. Obesidade é considerada doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e atinge 13,2% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade. Trata-se de uma situação que pode ter consequências preocupantes ao longo da vida.

Na reportagem de hoje, conheça mais detalhes sobre a obesidade infantil. Boa leitura!

Consequências de risco

A obesidade infantil é resultado de uma série complexa de fatores genéticos, comportamentais, que atuam em vários contextos: familiar, escolar, social. Fatores que podem ocorrer ainda na gestação podem influenciar, como a nutrição inadequada da mãe e o excesso de peso. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), se um dos pais for obeso, o filho ou a filha tem 50% de chances de ter a doença. Também pode envolver um aleitamento materno de curta duração e introdução de alimentos de forma inadequada. 

Especialistas da saúde alertam para a importância de promover a educação alimentar desde cedo para evitar doenças que podem acompanhar o desenvolvimento e ficar para a vida toda, afetando o desempenho escolar e aumentando o risco de outras comorbidades, a exemplo da hipertensão e outras doenças cardíacas, além do diabetes, depressão e doenças nas articulações e nos ossos.

O tratamento da doença pode depender de acordo com a intensidade da obesidade, no entanto, geralmente é multidisciplinar e requer mudanças nos hábitos de vida. Atualmente há várias opções de acompanhamento, mas quanto maior o grau de excesso de peso, maior a gravidade. Do total de crianças obesas no país, pelo menos 5,2% fazem parte da categoria de obesidade grave, quando o Índice de Massa Corporal (IMC) supera os 40 kg/m² no cálculo feito a partir do peso dividido pela altura ao quadrado.

Prevenção

Uma criança com obesidade tem chances grandes de ser tornar um adolescente e um adulto obeso. Para evitar, é essencial que a introdução alimentar seja feita no período correto (a partir dos seis meses, após o período de aleitamento materno exclusivo) e com os alimentos balanceados. Se esse período não tiver o cuidado e atenção necessários, as crianças ficam expostas cada vez mais cedo aos alimentos ultraprocessados e industrializados. 

Salgadinhos, refrigerantes e biscoitos recheados, por exemplo, devem sair de cena e dar mais espaço aos alimentos que já conhecemos bem, como arroz, feijão, legumes e frutas. Portanto, o acesso à informação sobre escolhas mais saudáveis para as famílias, profissionais de saúde, cuidadores e responsáveis é fundamental para combater o problema. 

A busca por profissionais de saúde também é primordial para acompanhar a criança.

Na Medida Kids

A Unimed Cascavel tem um projeto específico para crianças acima do peso. O “Na Medida Kids” promove a mudança de hábitos e está com a segunda turma de 2023 e vagas abertas para o próximo grupo, que começará em 14 de setembro. 

São oito encontros quinzenais (quintas-feiras, às 18h), no Centro de Atenção à saúde (CAS), com orientações e atividades práticas conduzidas por nutricionista e psicóloga. Além disso, também há atividades físicas às segundas e quartas-feiras e acompanhamento especial com nutricionista ao longo de quatro meses.

O projeto é voltado para crianças de 8 a 12 anos de idade, beneficiárias da Unimed Cascavel.

Para mais informações, ligue para (45) 3038-8989.

Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.

Read More
ucascavel junho 2, 2023 0

Categorias

  • Alimentação e exercícios
  • Bem estar no trabalho
  • Materiais Ricos
  • Planos de saúde
  • Sazonalidade
  • Sua saúde

Tags

#DicasUnimed #SegurosUnimed agosto dourado alimentação saudável alzheimer amamentação ansiedade autismo AVC BemEstarDaMulher Colesterol coronavirus covid covid19 dengue Depressão Diabetes DicasDeSaúde hepatite home office insonia inverno MudançaDeHábitos MÊSDASMÃES planodesaude plano de saúde polifarmacia prevenção Saude saude e bem estar saude mental saúde SaúdeDaMulher SaúdeDasGestantes SaúdeEBemEstar saúde e bem estar SaúdeFeminina setembro amarelo sintomas tratamento Unimed unimed cascavel unimedcascavel vacina verão

  • Alerta de inverno: como proteger as crianças da bronquiolite
  • Contratar um plano de saúde empresarial: por onde começar?
  • Diabetes Tipo 2: Uma epidemia em expansão e as novas formas de tratamento
  • Dia do Combate ao Colesterol: como cuidar da saúde com alimentação e movimento

Sede: Barão do Cerro Azul, nº 594 – Bairro Ciro Nardi – Cascavel-PR | CEP: 85.802-050

CAS – Unidade Cascavel:  Av. Tancredo Neves, nº 1189 – Centro – Cascavel-PR | CEP: 85802-226

Clique aqui e confira os demais endereços e contatos

Atendimento 24h

0800 041 4554

Telefone/WhatsApp para informações

0800 041 4554


(45) 3220-7000

de segunda a sexta, das 7h45 às 17h45

Vendas de Planos

(45) 3220-7007

de segunda a sexta, das 8h às 18h

Siga nossas redes sociais:

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Baixe nosso aplicativo

Copyright 2001 – 2021 Unimed do Brasil – Todos os direitos Reservados