4 doenças que causam dor de barriga nas crianças

dor de barriga nas crianças

dor de barriga nas crianças
A dor de barriga nas crianças é um dos problemas de saúde mais comuns na infância. Esse desconforto pode vir acompanhado de outros sintomas, como diarreia, náuseas, vômito e fraqueza. Para que o filho não sofra e possa vir a ter complicações, é importante que os pais fiquem atentos para descobrir as causas do problema.
Em boa parte dos casos, a dor de barriga nas crianças não é grave e muitas famílias tratam o problema com receitas caseiras. Mas, se ela persistir e vier acompanhada dos sintomas apresentados acima, é fundamental levar o pequeno para uma consulta com o pediatra, que irá fazer o diagnóstico correto do problema e prescrever um tratamento adequado e seguro.
Na sequência, fizemos uma lista com as 4 doenças que causam dor de barriga nas crianças e também mostramos os seus principais sintomas. Confira!

1. Cólicas por excesso de gases

Uma das doenças que podem causar dor de barriga nas crianças tem a ver com o acúmulo de gases, que levam às cólicas. Alguns alimentos provocam essa retenção, como feijão, maçã, repolho, entre outros.
Se essa é a origem da dor de barriga do seu filho, é importante ficar atento aos alimentos que o pequeno está ingerindo. Dependendo do caso, as cólicas podem ser bastante desconfortáveis, atrapalhando a rotina da criança.
dor de barriga nas crianças

2. Verminose

Durante a infância, são comuns os casos de verminose, doença causada por vermes encontrados na terra ou na água. Essa contaminação se dá, muitas vezes, por conta de alimentos mal lavados ou cozidos, objetos contaminados ao cair no chão e pequenos deslizes na higiene pessoal.
A verminose causa dor de barriga nas crianças e também outros sintomas, como sensação de gases, distensão abdominal, enjoo, mudança no apetite, falta de disposição, fraqueza, diarreia, vômito, perda de peso, anemia, febre e até problemas respiratórios em alguns casos. Ir ao pediatra e realizar um exame de fezes é o primeiro passo para identificar a doença e iniciar o tratamento correto.

3. Virose é uma doença que causa dor de barriga nas crianças

Vírus e bactérias presentes no ambiente são os responsáveis pela virose que tanto atinge os pequenos durante a infância. Essa doença também causa dor de barriga nas crianças, vindo acompanhada de outros sintomas, como febre, cansaço, diarreia e vômito.
A virose costuma durar alguns dias e, neste período, é fundamental oferecer bastante líquido para a criança, pois a hidratação ajuda numa recuperação mais rápida. Se o pequeno se mostrar muito abatido por conta da virose, é fundamental buscar por um atendimento médico especializado.

4. Apêndice

Outra doença que pode gerar dor de barriga nas crianças é a inflamação do apêndice. Esse é um problema que não pode ser prevenido e costuma surgir repentinamente. A dor em caso de inflamação do apêndice é próxima ao umbigo e pode acompanhar febre e náusea. Ao perceber as primeiras queixas da criança é muito importante que os pais a levem ao pronto socorro, pois o caso pode evoluir em pouco tempo, sendo necessária uma intervenção cirúrgica.
Apresentamos no artigo de hoje 4 doenças que causam dor de barriga nas crianças. Se você gostou das informações e quer continuar por dentro de temas relacionados à saúde dos filhos, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog. Aproveite também para baixar o nosso e-book gratuito que aborda as 5 razões para ter um plano de saúde familiar.