4 maneiras de melhorar a qualidade e produtividade da sua empresa

melhorar a produtividade da sua empresa

melhorar a produtividade da sua empresa
Diante do cenário econômico que o país vem enfrentando, é cada vez mais comum os gestores buscarem por estratégias que ajudem a melhorar a produtividade da sua empresa. Isso acontece porque, com a instabilidade financeira, muitas companhias tiveram que reduzir suas equipes, tornando imprescindível que todos os colaboradores sejam produtivos no seu dia a dia.
Se essa é a realidade do seu negócio ou mesmo se você está precisando melhorar a produtividade da sua empresa o quanto antes, não deixe de conferir as 4 maneiras que listamos a seguir, que te ajudarão a aprimorar a produção em todos os setores.

1. Faça uma análise dos processos internos

A primeira dica para melhorar a produtividade da sua empresa tem a ver com o modo como os funcionários executam o seu trabalho diariamente. Para otimizar as tarefas realizadas, é interessante que a companhia padronize os procedimentos e as políticas, maximizando a eficiência da equipe.
Para isso, não basta estabelecer os novos procedimentos e esperar que os colaboradores sigam adequadamente. É importante que os gestores promovam treinamentos e realizem um acompanhamento contínuo. Com esse respaldo da empresa, os trabalhadores se sentirão parte de um time e essa satisfação aprimora a sua produção diária.

2. Aplique avaliações de desempenho

Como vimos, a produtividade está diretamente relacionada à satisfação que o funcionário sente ou não por trabalhar na empresa. Sendo assim, para manter a equipe engajada e, consequentemente, mais produtiva, é fundamental ter métricas para analisar os resultados dos funcionários e dar a eles um feedback de maneira instrutiva.melhorar a produtividade da sua empresa
Em vez de cobrar exageradamente por melhorias, o gestor deve ajudar os colaboradores a encontrarem meios de aprimorar o seu trabalho diário. A relação entre funcionário e gerente precisa ser de companheirismo e confiança, a fim de melhorar a produtividade da sua empresa.

3. Comunicação interna de qualidade é uma das maneiras de melhorar a produtividade da sua empresa

Falta de informação e os temidos boatos são fatores que atrapalham a produtividade de todas as empresas. Para contornar essa situação, é essencial que a companhia invista em uma comunicação interna de qualidade.
Seja por meio de jornais murais, newsletters ou TV corporativa, os colaboradores precisam saber os planos da empresa e o que está sendo aplicado na companhia. Essa cultura do diálogo reduz os boatos, aumenta a confiança do funcionário e ajuda a melhorar a produtividade da sua empresa nas mais diferentes áreas.  

4. Ofereça benefícios para os colaboradores

A motivação do colaborador para exercer o seu trabalho com efetividade está relacionada a uma série de fatores. Os benefícios que a companhia oferece a ele entram para a lista de principais motivadores.
O plano de saúde, por exemplo, é o segundo benefício mais importante para os colaboradores, perdendo apenas do salário. Oferecer um bom plano empresarial é fundamental para que os funcionários cuidem melhor de sua saúde e tenham mais qualidade de vida, melhorando, também, a sua produtividade no trabalho.
Você conferiu no artigo de hoje as 4 maneiras de melhorar a produtividade da sua empresa, mudando apenas alguns processos internos. Para continuar por dentro do assunto, veja também em nosso blog o post que mostra os 4 principais prejuízos que sua empresa tem com o absenteísmo alto.