4 recursos que um bom plano de saúde familiar deve oferecer

plano de saúde familiar

plano de saúde familiar
Escolher um bom plano de saúde familiar é indispensável para ter mais segurança e tranquilidade. Com a certeza de estar protegido com a cobertura adequada, há a chance de cuidar melhor da saúde de todos e se prevenir contra imprevistos.
Para aproveitar tantos benefícios, é essencial fazer uma escolha correta. Nesse processo, é preciso avaliar as ofertas e se elas são condizentes com as necessidades.
Quer acertar na sua escolha? Veja 4 recursos que um bom plano de saúde familiar deve ter e faça a melhor contratação.

1. Os procedimentos devem atender ao rol previsto na ANS

O contrato do plano é o documento que contém todos os procedimentos e coberturas previstos. É nesse elemento em que é definido se o atendimento é ambulatorial, de internação ou outras modalidades do tipo.
Para que ele seja adequado, é essencial que ofereça, no mínimo, o que está descrito no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A agência reguladora apresenta diversos procedimentos e etapas que devem fazer parte do seu contrato.
Dependendo da escolha, é possível ter uma cobertura mais extensa e alinhada aos seus interesses. No entanto, não assine nenhum que não incluir, no mínimo, o que é previsto por lei.

2. As especialidades têm que contemplar toda a família

Outro recurso que precisa ser oferecido por um bom plano de saúde familiar é a diversificação quanto às especialidades. Imagine, por exemplo, que o núcleo é composto por duas crianças pequenas. A pediatria tem, portanto, que estar entre as alternativas atendidas, assim é possível cuidar da saúde infantil com maior atenção.
plano de saúde familiar
Já se o objetivo é aumentar a família, a cobertura obstétrica é bem-vinda. Desde que a carência seja respeitada, é possível realizar o pré-natal e todos os cuidados subsequentes com o recém-nascido. Então, não deixe de considerar as necessidades e de contar com um plano cujas especialidades atendam à essas questões.

3. A rede credenciada deve ser extensa o bastante

Também é necessário pensar na cobertura física oferecida pelo plano de saúde familiar. Um dos recursos indispensáveis é, justamente, a existência de uma rede robusta e que atenda às necessidades.
Um plano de atuação municipal ou estadual, por exemplo, precisa oferecer boas opções de clínicas de referência, hospitais e especialistas. Já o de cobertura nacional deve ser ainda mais amplo e serve para a família que está sempre em movimento. Acima de tudo, é recomendado ter boas opções de emergência e de atendimento em regiões próximas à moradia.

4. O suporte do plano de saúde familiar é outro recurso importante

Para completar, o que não deve ficar de fora é o suporte oferecido pela empresa responsável. Em muitos casos, é preciso solicitar uma liberação dos procedimentos ou acertar os valores referentes à coparticipação.
Nessas situações, um bom suporte faz a diferença para evitar dores de cabeça no futuro e garantir atendimento às necessidades específicas. Antes de contratar, vale a pena avaliar o índice de reclamações e o que outras pessoas dizem a respeito dessa opção.
Ao considerar esses recursos indispensáveis, será mais fácil identificar um bom plano de saúde familiar. Então, basta fazer a contratação e aproveitar os benefícios no cuidado com a saúde.
Restou alguma dúvida? Use o espaço nos comentários e participe.