É comum associarmos os jovens com uma vida feliz, tranquila e repleta de sonhos. Realmente, esse panorama seria o ideal para que eles se desenvolvessem de forma saudável e estivessem preparados para os desafios da vida adulta. Entretanto, nos últimos anos, os casos de depressão na adolescência não pararam de crescer.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que acessou dados de 176.245 adolescentes, de 12 a 17 anos, e de 180.459 adultos, entre 18 e 25 anos, no período entre 2005 e 2014, a taxa de jovens que reportaram ter sofrido algum episódio de depressão subiu 37%.
A depressão na adolescência é uma doença de cunho psicológico que precisa ser tratada para que o jovem possa seguir sua vida sem maiores problemas. Sem um acompanhamento médico especializado, a doença pode prejudicar a trajetória do paciente.
Na sequência, fizemos uma lista com os 4 principais sintomas da depressão na adolescência, que podem surgir de forma conjunta ou individualizada. Confira!
1. Tristeza
Os momentos tristes fazem parte da vida de todas as pessoas, não há como evitá-los. Porém, quando o jovem apresenta sinais de depressão na adolescência, a tristeza surge como um dos sintomas mais comuns.
Nestes casos, o sentimento começa sem nenhum motivo aparente ou vem impulsionado por uma lembrança que incomoda o jovem. A tristeza na depressão na adolescência costuma ser contínua, impedindo que o paciente realize atividades que antes lhe davam prazer, como sair com os amigos, por exemplo.
2. Alterações no humor
Um jovem com depressão na adolescência pode apresentar alterações no humor, estando um dia muito feliz e no outro bastante triste. Além disso, outro sintoma comum nesses casos são as crises de choro. A angústia aperta o peito e o adolescente não consegue segurar as emoções. Por conta disso, muitos preferem ficar sozinhos para que ninguém perceba o choro e a tristeza.
3. Cansaço constante é um dos sintomas da depressão na adolescência
Energia total e muita disposição são características de um jovem saudável, que consegue realizar uma série de atividades durante o dia. No entanto, os pacientes que sofrem com depressão na adolescência não apresentam essa mesma disposição.
As emoções também podem comprometer aspectos físicos do adolescente, que passa a se sentir mais cansado durante o dia. Mesmo após uma noite de sono, o jovem acorda com a sensação de cansaço e isso acaba atrapalhando a sua concentração nas tarefas diárias.
4.Oscilação no peso
Outro sintoma comum da depressão na adolescência tem a ver com a oscilação no peso. O jovem pode engordar ou emagrecer em um curto espaço de tempo. Além disso, são bastante recorrentes os casos em que o adolescente perde o apetite, inclusive para comidas que antes ele gostava bastante.
Como vimos, a depressão na adolescência pode vir acompanhada de sintomas invasivos, que comprometem a vida do jovem. Ao perceberem esses sintomas, é importante que os pais conversem com o filho e busquem um acompanhamento médico especializado. Assim, o jovem poderá recuperar a sua saúde e bem-estar.
Para continuar por dentro de dicas sobre saúde e qualidade de vida, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!