5 motivos para você aumentar o alerta contra a dengue


Falar de saúde é sempre se deparar com um terreno extremamente amplo e diverso, e isso inclui o período em que estamos vivendo. Ainda que o mundo esteja atento a todos os desdobramentos envolvendo a pandemia de Coronavírus, a quarentena e os avanços da vacina, não podemos nos esquecer de que diversos outros aspectos da nossa saúde pedem uma atenção redobrada, autocuidado e sensibilidade com aqueles que amamos.
No Brasil, os meses de janeiro e fevereiro são conhecidos como o ápice do verão, bem como de suas famosas chuvas. Isso é um prato cheio tanto para determinadas infecções, como já relatamos aqui no nosso post sobre cuidados com crianças, como para determinadas doenças. E, aqui, nós podemos incluir a dengue.
A seguir, listamos cinco motivos pelos quais você deve se manter alerta e seguir com todas as prevenções cabíveis para evitar os desconfortos da doença.
 

  1. Atrasos e poucas notificações de casos

O fato de os sistemas de saúde do Brasil e do mundo estarem concentrados nos desdobramentos da pandemia de Covid-19 não exclui ou diminui a vulnerabilidade de determinados contextos. O Brasil segue suscetível ao desenvolvimento de casos críticos da dengue, o que reforça a necessidade de cuidarmos bem do nosso espaço e fazermos o possível para que ele não se torne foco de sintomas tão desconfortáveis.
 

  1. Verão é período de chuvas – e água parada

As fêmeas do Aedes aegypti depositam os ovos em superfícies úmidas. A equação é simples: chuvas e enchentes geram pontos de água parada; Pontos de água parada são favoráveis para a reprodução de tais insetos. O resultado, como bem sabemos, é complicado: as picadas desavisadas podem esconder um problema muito, mas muito maior.
 

  1. A dengue hemorrágica pode ser fatal

Sem os devidos diagnósticos e cuidados, um dos grandes problemas da contaminação em massa de dengue é que ela pode evoluir para o quadro hemorrágico. Sem o tratamento correto, a doença passa dos sintomas convencionais (muito semelhantes ao da gripe) para a proliferação de pequenos sangramentos (sinal da invasão do vírus na corrente sanguínea), bem como à queda da pressão arterial, tontura e quedas – uma combinação que, sem o tratamento adequado, pode causar óbito.
 

  1. O calor é um convite

O Brasil, com seu clima e seus longos períodos de umidade, ainda é um alvo suscetível ao desenvolvimento de casos de dengue. O tempo abafado aumenta a possibilidade de reprodução de insetos, já que o calor facilita a decomposição do material no qual eles se desenvolvem. Isso significa que, assim como todas as outras moscas que nos incomodam durante esse tempo abafado, a dengue também está mais sujeita a vir à tona.
 

  1. A dengue ainda afeta a todos nós 

Considerando que o Brasil é um país tropical e que sofre durante os períodos de chuva, é importante ressaltar que a dengue ainda está presente no nosso cotidiano. Conforme citamos no item acima, a atenção está voltada para outros casos urgentes da saúde pública – o que mostra que precisamos ter um cuidado dobrado com a prevenção, a fim de evitar idas aos hospitais.
O que você achou das nossas dicas? Entre em contato com a gente para dar o seu feedback – e siga nos acompanhando para ter mais dicas de saúde.