6 maneiras de amenizar acidentes de trabalho na sua empresa

amenizar acidentes de trabalho

amenizar acidentes de trabalho
Todas as empresas, independentemente do porte ou segmento, devem se preocupar em prevenir e amenizar acidentes de trabalho. Qualquer lesão corporal ou doença desencadeada pela prática de atividades diárias na empresa – que gere perda ou redução temporária da capacidade de trabalhar – são considerados acidentes de trabalho. Há também casos mais extremos nos quais o acidente pode levar o trabalhador à morte.
Apesar da sua importância, a área de segurança do trabalho nem sempre é encarada pelas companhias com a seriedade que necessita. Além de um departamento especializado na segurança do funcionário, é importante que a empresa siga algumas dicas que ajudem a amenizar acidentes de trabalho na corporação, proporcionando segurança, saúde e bem-estar ao time.
Se você é proprietário de um negócio ou gestor de uma empresa, não deixe de conferir a seguir as seis maneiras de reduzir acidentes de trabalho que podem ser aplicadas em todas as companhias.

1. Elabore políticas de segurança

O primeiro passo para amenizar acidentes de trabalho é fazer um levantamento de todas as situações de risco que o funcionário terá acesso na empresa. Algumas delas podem ser corrigidas logo ao serem identificadas, por exemplo, um buraco no asfalto da parte interna da empresa.
Porém, há outras situações que o colaborador continuará tendo acesso para desenvolver o seu trabalho, principalmente em empresas que utilizam máquinas, produtos tóxicos e que tenham movimentação contínua de peças pesadas, como bobinas de ferro. Nesses casos, é essencial elaborar uma política de segurança interna e investir em equipamentos de segurança.
No documento destinado às normas é necessário incluir todas as instruções para que o funcionário realize suas atividades com segurança diariamente. Utilizar uma linguagem direta e clara, com imagens, é importante para que os colaboradores compreendam a importância de seguir as regras para garantir sua integridade física.

2. Faça um acompanhamento contínuo com os funcionários

Entregar para a equipe as políticas de segurança da empresa não garante que todos irão cumpri-las de maneira efetiva. Para amenizar acidentes de trabalho, é fundamental que os profissionais da segurança façam um acompanhamento para identificar se todos estão seguindo as normas estipuladas.
Além disso, promover palestras e encontros com o time, os chamados DDS (Diálogo Diário de Segurança) é uma maneira interessante de levar conhecimento e conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção para manter a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

3. Esteja atento para encontrar os riscos

Outra maneira eficiente de amenizar acidentes de trabalho em sua empresa é se dedicando a encontrar e corrigir situações de risco. Todos os colaboradores devem contribuir nesse processo e relatar para a equipe de segurança qualquer cenário perigoso.

4. Sinalize as áreas de perigo e ajude a amenizar acidentes de trabalho

Mesmo com a política de segurança e com a realização de palestras sobre o tema, é essencial manter as áreas de perigo da empresa bem sinalizadas para evitar que os funcionários entrem em situações perigosas por esquecerem algumas das regras.

5. Invista em ergonomia

A ergonomia no trabalho oferece aos funcionários o conforto adequado e o conhecimento sobre métodos de prevenção de acidentes e de patologias advindas da atividade executada.
Problemas como má postura e lesões por esforços repetitivos podem prejudicar a saúde do colaborador, interferindo, inclusive, na sua produtividade. Sendo assim, investir em ergonomia é bom para o funcionário e também para a empresa.

6. Contrate um bom plano de saúde

Aplicar as dicas apresentadas acima para amenizar acidentes de trabalho é muito importante, porém, os acidentes, mesmo que em menor frequência, podem acontecer. Por isso, ter um bom plano de saúde empresarial, que dispõe de serviços de urgência aos funcionários, é fundamental para que todos recebam um atendimento de qualidade, se recuperem bem e possam retornar ao posto de trabalho em menor tempo.
Agora que você já conhece as seis maneiras de amenizar acidentes de trabalho na sua empresa, continue acompanhando as dicas sobre saúde e bem-estar no ambiente de trabalho em nosso blog!