Já ouviu falar em ergonomia? Trata-se de uma ciência que tem como objetivo aumentar a qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho. Por isso, devemos sempre nos atentar para a questão da ergonomia no home office, já que, em casa, somos os únicos responsáveis por isso.
A ergonomia ajuda a relacionar da melhor forma possível o ser humano com os objetos que ele utiliza. Por exemplo, ela ajuda a evitar aquela dor de coluna de quem passa horas sentado na frente de um computador.
Pois bem, agora que você já sabe o quanto esse conhecimento é importante, confira algumas dicas para aplicá-lo na prática e melhorar a sua qualidade de vida no home office!
1 Tenha uma cadeira com altura regulável
É muito mais fácil encontrar uma cadeira de altura regulável do que uma mesa que possa fazer isso. Portanto, é muito importante providenciar uma o mais rápido possível. Você deve conseguir trabalhar sentado nela com os pés completamente apoiados no chão. Essa é a melhor maneira de fazer o seu trabalho sem cobrar tanto do seu corpo.
2 Mantenha a tela na altura dos olhos
Já ouviu falar na Síndrome do Pescoço de Texto? Está se tornando um dos males da Sociedade, por causa do uso excessivo do celular. Mas não é só o celular que pode provocar esse tipo de problema. Quem trabalha com a cabeça baixa também pode desenvolver a síndrome. A musculatura extensora do pescoço fica fraca, e a dor começa. Quando não tratada, o indivíduo pode até mesmo desenvolver uma hérnia de disco no local.
Por isso, o ideal é trabalhar com algum tipo de suporte para o computador ou notebook, de forma que não seja necessário baixar os olhos para ver o que está na tela.
3 Use um apoio para punho e braço
Outro grande problema que costuma acometer pessoas que trabalham em casa na frente.
de um computador ou notebook é o uso do mouse. O uso indevido, sem aplicar a ergonomia, pode desenvolver a LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Uma das mais comuns é a Síndrome do Túnel do Carpo, uma região que fica no punho e que pode causar muita dor. Inclusive, pode impedir que a pessoa trabalhe, pois ela não consegue nem mesmo digitar.
Nesse caso, usar um mousepad com almofada pode ajudar bastante, mas isso não basta. O ideal é que todo o antebraço esteja apoiado, formando uma linha contínua com mão, punho e antebraço alinhados. Você pode utilizar um livro, uma agenda ou qualquer coisa que mantenha todas essas partes do corpo na mesma altura.
No mais, levante de hora em hora, movimente-se! O nosso corpo não foi feito para ficar parado. A cada 50 minutos de trabalho, descanse 10 minutos. Vá tomar uma água ou aquele ótimo cafezinho. Você também pode caminhar um pouco pela casa. Não se esqueça de fazer exercícios, subir e descer escadas e vários outros que podem ser feitos em casa.