O Outubro Rosa é um mês que ajuda mulheres e toda a sociedade na conscientização contra o câncer de mama e também contra o câncer de colo do útero. Mas, por que criar um mês para isso? Por conta dos altos índices de mortalidade que essas doenças apresentam e que podem ser evitadas por meio da prevenção.
A estimativa para 2020, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é de mais de 66 mil novos casos. A cada ano, a taxa de mortalidade é de mais de 17.500, para mulheres, e de quase 200, para os homens. Pois é, homens também têm câncer de mama, mas as mulheres são os principais alvos.
Já o câncer de colo do útero causou a morte de mais de 6.500 mulheres, em 2018, no Brasil. Para 2020, a estimativa de novos diagnósticos ultrapassa 16.500 casos.
Por isso, é muito importante entender como se proteger e como se prevenir. É justamente esse o alerta feito no Outubro Rosa. Entenda mais sobre o assunto!
Como evitar o câncer de mama?
Existem formas de prevenir. Afinal, são vários os fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença.
É possível fazer a detecção precoce do câncer de mama. Mulheres com sinais e sintomas suspeitos devem procurar o médico imediatamente para realizar exames. Um deles é a mamografia, extremamente importante para o rastreamento do problema em mulheres entre 50 e 69 anos e também para o diagnóstico da doença.
Caso a mulher não tenha o câncer ou um tumor benigno, mas tenha histórico na família, sinais ou sintomas, inicia-se uma rotina de rastreamento, de acordo com o achado clínico.
Como evitar o câncer de colo de útero?
Para evitar uma possível complicação do câncer de colo do útero, fazer o exame preventivo, mais conhecido como papanicolau, é essencial para ajudar na prevenção do problema.
Hoje em dia, existe uma vacina para os mais jovens, tanto meninos quanto meninas. Sim, os meninos também devem tomar a vacina. Eles não desenvolvem a doença, mas são os principais transmissores do vírus HPV. As vacinas são para os tipos 6, 11, 16 e 18, sendo que os dois últimos são os responsáveis por 70% dos casos da doença.
Outra forma de prevenção, não só desse tipo de câncer como também de diversas doenças sexualmente transmissíveis, é quanto ao uso de camisinha. Ela é a sua principal aliada na luta contra diversas doenças.
Essas são as duas patologias que mais matam mulheres no Brasil e no mundo. A campanha Outubro Rosa é extremamente importante para levar informação útil e relevante, mostrando a essas mulheres que a prevenção é mais do que possível, é uma realidade.
O exame preventivo consegue ajudar tanto para um tipo de câncer quanto para o outro. Faça-o pelo menos uma vez por ano e previna-se!
Outubro Rosa é o mês e cor do cuidado feminino na Unimed Cascavel!
Durante os dois primeiros sábados do mês de outubro (3/10 e 10/10), vamos oferecer consultas médicas na Clínica de Atenção Primária da Unimed Cascavel.
Convidamos as mulheres, beneficiárias da Unimed Cascavel, com idade de 25 a 64 anos, que nos últimos três anos não realizaram o exame preventivo (Papanicolau), e também, mulheres entre 50 e 69 anos que não tenham realizado mamografia nos últimos dois anos.
A consulta e o exame preventivo realizados na clínica para as beneficiárias da Unimed Cascavel (158), não terão cobrança de coparticipação.
Para agendar a sua consulta, entre em contato pelo WhatsApp: (45) 9 8815-2708. Dúvidas ou mais informações, ligue: (45) 3038-8989.