Os seus funcionários são pessoas e, por isto, eventualmente irão se ausentar do trabalho. O índice de absenteísmo é um cálculo que resulta da quantidade de dias em que seus funcionários não estão produzindo, independentemente do motivo. O ideal é que este índice seja baixo, uma vez que é praticamente impossível que ele seja zerado. Para entender as razões que levam esse número a aumentar, é preciso ter um olhar crítico.
Conheça 5 razões para o índice de absenteísmo ser tão alto na sua empresa:
Dores de cabeça são o principal motivo de falta no trabalho
As dores de cabeça estão no topo da lista de problemas que impedem os funcionários de trabalhar. Mas aqui elas entram como uma representação dos problemas de saúde em geral. A verdade é que trabalhar doente não só diminui a produtividade, como também pode dificultar a cura. Por isso, medidas que ajudem os colaboradores a se manterem saudáveis são fundamentais em qualquer corporação.
Problemas psicológicos aumentam o índice de absenteísmo
As pessoas que sofrem com problemas psicológicos e até mesmo doenças mentais, sofrem preconceito, por isso tendem a não contar aos outros sobre a situação. O que alguns julgam erroneamente como preguiça, pode ser uma real incapacidade de trabalhar. A verdade é que essas são doenças como quaisquer outras, podendo até ser mais graves. Neste sentido, o ideal é que a empresa possa contar com a ajuda de psicólogos. Eles representam uma segurança para que os funcionários possam pedir ajuda e deem início ao tratamento.
Cuidados com os filhos e a família
Este é um problema recorrente, principalmente para mães que contam com as escolas para cuidarem de seus filhos durante o horário de trabalho. Durante as greves do ensino público ou até mesmo em caso de doença das crianças, elas não têm com quem deixar os filhos e precisam se ausentar do trabalho para oferecer esses cuidados. O índice de absenteísmo é diretamente impactado quando situações como esta acontecem.
Trabalho desmotivador ou em condições precárias
Todo funcionário que entra em uma empresa fica motivado a colaborar com a equipe. Mas a tendência é que esse sentimento desapareça ao longo dos meses. Isso acontece por diversos motivos, que vão desde a carga horária excessiva, condições precárias de trabalho e, até mesmo, as tarefas que parecem não ser mais desafiadoras. O ideal é que exista um diálogo franco entre os colaboradores e seus líderes para que todas as mudanças necessárias possam acontecer.
Riscos e acidentes de trabalho
Os acidentes de trabalho estão diretamente ligados ao primeiro tópico dessa lista, visto que o funcionário ficará afastado até se recuperar. No entanto, a grande diferença aqui está no poder que a empresa tem de evitar que essas situações aconteçam. Para tanto, é importante que sejam respeitadas todas as normas de segurança, assim como administrados cursos e correções de rota sempre que necessário.
Como podemos ver pela lista que separamos, o índice de absenteísmo pode ter duas razões principais: as pessoas ou a organização. Embora seja complicado, para não dizer inapropriado, tentar resolver os problemas pessoais dos colaboradores, existem formas de os ajudar a superá-los com menos dificuldades.
Vale contratar um plano de saúde empresarial, oferecer auxílio psicológico e até criar alternativas para colaborar com a educação dos filhos. O importante é saber identificar os problemas e trabalhar para que todos se sintam bem no ambiente de trabalho.
Você mantém este tipo de controle na sua empresa? Conte nos comentários quais medidas de sucesso você já tomou para diminuir o índice de absenteísmo.