Quais os 4 tipos de acidentes mais comuns no trabalho?

acidentes mais comuns no trabalho

acidentes mais comuns no trabalho
Os acidentes de trabalho caracterizam-se por situações que colocam em risco a integridade do colaborador estando ele no exercício das funções para uma empresa. Basicamente, se ele não estivesse trabalhando, não estaria sujeito a tal situação, de modo a caracterizar, portanto, o quadro.
Na realidade do Brasil, que é o quarto colocado em número de ocorrências do tipo no mundo, há uma questão a ser considerada: quais são os acidentes mais comuns no trabalho? Para saber quais são eles, continue lendo e veja mais a seguir!

1. Os acidentes de impacto estão entre os mais comuns

Os acidentes de impacto são aqueles que acontecem quando o trabalhador se choca com algum tipo de objeto dentro do ambiente.
Dentro desse panorama, estão as quedas, golpes contra objetos e maquinários, e os golpes deferidos por ferramentas. Um trabalhador que cai de uma altura de três andares ou que sofre com a queda de um objeto pesado sobre sua mão tem a ocorrência encaixada nessa categoria.
Eles podem ser incapacitantes de maneira temporária ou permanente, além de poder causar morte, dependendo da gravidade.

2. As doenças ocupacionais também estão entre os acidentes mais comuns no trabalho

Entre os acidentes mais comuns no trabalho também estão as doenças ocupacionais e laborais. Elas acontecem por causa do desenvolvimento das funções e/ou das condições a que os colaboradores são submetidos.
Casos como problemas respiratórios pelo contato com partículas tóxicas, desenvolvimento de câncer e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) entram nesta conta.
Há, ainda, a possibilidade de problemas psicológicos. Casos de estresse crônico, ansiedade generalizada e depressão também podem ser causados pelo desempenho de funções. Sendo assim, são considerados acidentes.acidentes mais comuns no trabalho

3. Os quadros ligados à perfuração e amputação aparecem com frequência

Outras possibilidades incluem os acidentes envolvendo perfurações e amputações dentro do ambiente laboral.
Esses tendem a ser pontualmente mais graves e, normalmente, levam à incapacitação total ou parcial, permanente ou temporária.
Essas situações são ilustradas pelo colaborador que se descuida e tem um membro preso em uma máquina de alta potência ou que se corta com o manuseio de algum objeto.
Comumente, são os que podem ser evitados mais facilmente, desde que haja avaliação e mitigação de riscos, além do uso de EPIs por parte dos colaboradores.

4. Os acidentes de trajeto não devem ser desconsiderados

Além de todas essas questões, outros casos comuns são os acidentes de trajeto. O problema é que nem sempre eles são identificados como uma questão ligada à segurança do trabalho, já que, normalmente, acontecem fora do ambiente laboral.
Até o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) seja válido, qualquer tipo de ocorrência que aconteça quando o colaborador está se dirigindo para o emprego ou quando está a serviço, exercendo uma função, pode entrar nessa conta.
Os acidentes mais comuns no trabalho variam desde situações de risco ao desenvolvimento de doenças. Ao conhecê-los, fica mais fácil evitar a sua ocorrência e proteger todos os envolvidos.
Não deixe a oportunidade passar e faça o seu comentário com o que você pensa sobre os acidentes mais comuns no trabalho ou alguma dúvida sobre o tema.