Contratar um plano de saúde é uma questão de cuidado com você e com a sua família. Ele permite que você se sinta tranquilo em procurar um médico sempre que necessário, sem se preocupar com valores de consultas e exames. Fornece uma dose extra de tranquilidade de que o atendimento não impactará no seu orçamento pessoal, seja em consultas eletivas de rotina ou nos atendimentos emergenciais.
Mas você sabe exatamente como funciona um plano de saúde familiar? Entende o que está incluído e como a sua família pode aproveitar esse serviço? Para esclarecer todas as suas dúvidas e deixá-lo mais tranquilo no momento da contratação, preparamos um post completo. Leia este texto até o final e entenda.
O que é o plano de saúde familiar?
Um plano de saúde familiar nada mais é que um pacote no qual os membros de uma família estão incluídos em um mesmo contrato. Financeiramente eles são mais vantajosos que a contratação individual, uma vez que o valor total para os familiares é bem mais baixo. Na prática, todas as pessoas contempladas terão acesso à mesma rede credenciada. Ou seja, aos mesmos médicos, hospitais e laboratórios.
Quem pode ser incluído no plano?
De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde), que é a organização que regulamenta os planos de saúde no Brasil, podem ser incluídos em um plano de saúde familiar todas os dependentes do titular. Na prática, isso significa cônjuges, filhos, pais e também outras pessoas que legalmente sejam dependentes do titular. As únicas coisas que devem ser feitas são a reunião de todos os documentos de identificação de cada uma dessas pessoas e o preenchimento correto da declaração de saúde da família.
Como funcionam as faixas etárias no plano de saúde familiar?
As faixas etárias são os diferentes preços aplicados dentro da idade de cada membro da família. A cada quatro ou cinco anos, os preços mudam para cada pessoa. No plano de saúde familiar, os pacotes são propostos de forma personalizada de acordo com a idade de cada membro da família. Eventualmente acontecem reajustes e eles acompanham os aniversários das pessoas beneficiadas por eles.
O que é a coparticipação no plano de saúde familiar?
A coparticipação é uma modalidade de contratação do plano de saúde familiar. Na realidade ela pode ser aplicada em qualquer contrato de saúde e funciona como uma forma de amortizar o valor da mensalidade. Nesse cenário, existem alguns atendimentos que exigem a participação financeira do beneficiário. Esses são valores tabelados e simbólicos, muito abaixo dos praticados em consultas e exames particulares. E mesmo se você preencher toda a sua agenda com consultas médicas, o valor total jamais chegará perto do que seria gasto se você não tivesse um plano de saúde familiar.
O plano de saúde familiar é o melhor negócio que você pode fazer pela sua saúde e da sua família. Com esse tipo de serviço, não existirão motivos para se preocupar com dinheiro quando a questão mais importante da vida de qualquer pessoa é a saúde. Em consultas eletivas ou atendimentos emergenciais, sua única preocupação será com o tratamento, quando ele for necessário.
Você já tem um plano de saúde familiar? Conte nos comentários como ele funciona para a sua realidade.