Quais doenças causam diarreia em crianças?

diarreia em crianças

diarreia em crianças
A diarreia em crianças é um dos problemas de saúde mais comuns durante a infância, porém é sempre importante que os pais fiquem atentos, pois a frequência e a intensidade da diarreia em crianças pode acabar causando uma desidratação. A falta de água suficiente no organismo acaba fazendo com que ele não desempenhe as suas funções de forma adequada. A manutenção da desidratação pode prejudicar o funcionamento dos rins, fígado, pulmão, coração e até do cérebro da criança.
Por isso, é essencial conhecer as principais doenças que causam diarreia em crianças, assim a busca por um tratamento adequado ajudará a evitar que o pequeno chegue a esse perigoso quadro de desidratação.
Na sequência, fizemos uma lista com as principais enfermidades que podem ser as responsáveis pela diarreia em crianças. Confira!

Intolerância alimentar

A preocupação com a intolerância alimentar entre as crianças começa, geralmente, quando o bebê passa a ingerir novos alimentos, deixando de ter o leite materno como única fonte de alimentação. Nesse momento, pode ser que o pequeno apresente alergia a algum alimento, que pode acabar causando diarreia em crianças, vômitos e erupções na pele.
Há vários tipos de intolerância alimentar, inclusive com graus diferentes. Alguns alimentos costumam causar intolerância alimentar com mais frequência, como lactose (leite e derivados), glúten, frutose, cafeína e ovo.
diarreia em crianças

Doença celíaca

A doença celíaca também é um problema de saúde que pode causar diarreia em crianças. Essa doença é originária de uma intolerância definitiva ao glúten, proteína presente no trigo, centeio e cevada. Além da diarreia em crianças, a doença celíaca também pode ser caracterizada pela baixa estatura para a idade, ganho de peso reduzido, barriga distendida, anemia e vômito.

Síndrome do cólon irritável

Mais uma doença que pode causar diarreia em crianças é a síndrome do colón irritável. Essa enfermidade afeta a saúde e o bem-estar dos pequenos, pois ela tem como sintomas a dor abdominal e as mudanças no ritmo intestinal, que podem causar prisão de ventre e diarreia em crianças.
A síndrome do cólon irritável é um transtorno crônico com recorrências, isto é, a criança pode ter períodos com todos os sintomas ativos, e também passar um bom tempo sem sentir nenhum deles.

Doença de Crohn pode causar diarreia em crianças

A doença de Crohn representa um quadro inflamatório que atinge principalmente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e o intestino grosso (cólon). Essa enfermidade causa diarreia em crianças com bastante frequência, podendo vir acompanhada de sangramento e muco. Além disso, a criança com doença de Crohn pode ter uma parada de crescimento, interrupção do processo de puberdade e até problemas de densidade óssea.
No artigo de hoje, apresentamos as principais doenças que podem causar diarreia em crianças. Para identificar as reais causas desse problema, é fundamental levar a criança para uma consulta com médico pediatra, que irá indicar os exames para fechar o diagnóstico.
Quer continuar por dentro das dicas sobre a saúde das crianças? Então, veja em nosso blog o post que mostra como tratar a obesidade infantil.