A asma infantil é uma doença crônica que inflama as vias aéreas do pequeno. Quanto menor a criança, maiores devem ser os cuidados, pois as vias respiratórias de bebês, por exemplo, têm um calibre menor do que a dos adultos, com isso, a inflamação causada pela asma pode acabar impedindo a passagem de ar, dificultando a respiração.
Essa doença é bastante recorrente no Brasil. Segundo as últimas estimativas sobre a asma infantil, até 20% das crianças apresentam a doença. Apesar de comum, muitos pais não sabem se a asma infantil tem tratamento e se é possível a criança ter uma vida normal, ou seja, fazendo todas as atividades que as crianças fazem nessa faixa etária.
No post a seguir, vamos mostrar que há, sim, tratamento para a asma infantil. Mas, antes de aplicá-lo, é fundamental que os pais procurem por uma orientação médica especializada caso percebam algo de diferente na respiração dos filhos. Somente o pediatra poderá solicitar os exames que irão traçar ou não o diagnóstico de asma infantil.
Tratamento com medicações
A asma infantil não tem uma cura definitiva, porém, com as medicações específicas recomendadas pelos médicos especialistas, é possível manter a doença sob controle, permitindo que a criança viva bem a sua infância.
É fundamental que, após o diagnóstico, os pais regulem o uso dos medicamentos que dilatam os brônquios. Essas medicações são geralmente os corticosteroides inalados, os modificadores de leucotrienos e os beta-agonistas de longa duração. Deixar de seguir a indicação médica pode aumentar as chances da criança ter novas crises de asma infantil.
Tratamento completo dos problemas respiratórios
Como vimos, a asma infantil é uma doença bastante recorrente entre as crianças, e que pode vir acompanhada de uma série de outras doenças que atingem as vias aéreas, como a rinite, a sinusite e a bronquite infantil.
Para que o pequeno aproveite a sua infância com saúde e bem-estar, é muito importante que ele trate a asma infantil e também todas as outras condições que possam prejudicar a sua respiração, evitando desajustes no processo de entrada e saída do ar.
Caso a família tenha um bom plano de saúde, é possível realizar exames que irão identificar se a criança sofre apenas de asma infantil ou se há outros problemas que precisam ser tratados quanto antes.
Diagnóstico correto é fundamental para o tratamento da asma infantil
Um dos principais desafios dos médicos é o de diagnosticar a asma infantil em crianças com menos de cinco anos de idade. Nessa fase, o especialista leva em consideração os principais sintomas da doença, como dificuldade para respirar, tosse, chiado no peito e também o histórico de asma na família.
Com as crianças mais velhas, é possível fazer um diagnóstico mais assertivo por meio de exames como a espirometria, a função pulmonar e radiografias. Sem a identificação certeira da asma infantil fica muito difícil estabelecer um tratamento que gere o controle efetivo da doença.
Você conferiu no artigo de hoje que existe tratamento para asma infantil, uma doença crônica que não tem cura, mas que pode ser controlada com medicações e um acompanhamento médico contínuo.
Para saber mais sobre a saúde da família, veja em nosso blog o post que explica como um plano de saúde familiar te ajudará a economizar no fim do mês.