Apesar de o plano de saúde empresarial já fazer parte da realidade de muitas empresas brasileiras, ele ainda gera muitas dúvidas. Como as empresas precisam fazer investimentos de maneira assertiva, essas dúvidas podem ser o bastante para impedir a contratação.
A verdade é que acreditar em mitos sobre o plano de saúde empresarial pode fazer com que não seja possível aproveitar todos os seus benefícios. Por isso, veja a seguir cinco desses mitos e entenda a verdade por trás deles.
1. “Contratar plano de saúde não traz impactos positivos para a empresa” consiste em uma das maiores falácias
Alguns tomadores de decisão decidem não realizar a contratação de um plano de saúde para empresas porque acreditam que esse tipo de ação não gera qualquer efeito positivo, fazendo com que seja um custo desnecessário.
Esse pensamento não poderia estar mais equivocado, já que o cuidado com a saúde garante que os trabalhadores faltem menos e, com isso, produzam mais. Além disso, um benefício do tipo colabora para a satisfação e motivação, melhorando ainda mais a produtividade do negócio.
2. “Ter um plano de saúde é muito caro” é frase comum
Para que uma empresa tenha sucesso no mercado ela precisa se preocupar em controlar os custos e reduzi-los tanto quanto possível, já que isso garante a lucratividade. Com isso, na hora de pensar na contratação do plano de saúde é comum que os gestores achem que esse é um investimento desnecessário e caro.
Esse, entretanto, é um dos mitos sobre o plano de saúde empresarial porque cada empresa pagará valores diferenciados de acordo com o seu tamanho. Inclusive, quanto mais funcionários e dependentes estiverem incluídos nesse plano, mais em conta sai todo o processo.
Além disso, há de se considerar que as vantagens dessa contratação colaboram ainda mais para aumentar o retorno desse investimento.
3. “Todas as coberturas são iguais” evita a conquista de condições diferenciadas
Outro entre os mais comuns mitos sobre o plano de saúde empresarial é que todas as coberturas são iguais. Embora partam da mesma premissa, que é o de oferecer atendimento e prevenção de doenças, cada plano tem suas próprias características.
Uns possuem uma rede maior e oferecem procedimentos de maior complexidade, enquanto outros oferecem menos opções para atendimento. Dependendo das características da empresa e dos funcionários, é preciso escolher um plano em relação aos demais para que tudo seja realmente benéfico.
4. “A contratação é muito complexa” está entre os mitos sobre o plano de saúde empresarial
Por se tratar de um plano empresarial e para muitas pessoas, pode haver a impressão de que esse é um processo muito complexo. Porém, a verdade é que a contratação não precisa ser burocrática, especialmente se você fizer com uma operadora de qualidade.
Embora seja necessário fornecer documentos de empregadores e de seus beneficiários, assim como atender a algumas condições específicas, a verdade é que pode ser mais fácil contratar um plano desse tipo do que um individual, por exemplo.
5. “O pagamento da mensalidade será arcado apenas pela empresa” é uma ideia equivocada
Muitos funcionários de empresas pensam que é a organização para a qual trabalham que vai custear totalmente o plano de saúde, quando isso faz parte do grupo de benefícios que ela oferece para a sua equipe. Mas vale dizer que as mensalidades podem ser divididas entre empresa e funcionário, sem problema algum. Tudo dependerá das combinações que serão estabelecidas entre as partes.
E, mesmo que a empresa subsidie o plano integralmente, ainda assim ela pode manter a coparticipação para o funcionário pagar.
Os mitos sobre o plano de saúde empresarial vão desde questões ligadas ao preço até a contratação em si. Ao desconstruí-los, é possível aproveitar todas as vantagens dessa opção.
Conhece algum outro mito que ficou de fora? Use os comentários e participe!