Existem muitos tipos de planos de saúde, para atender todos os perfis e necessidades. É normal que na hora de contratar o plano algumas pessoas tenham dúvidas e não se atentem a detalhes importantes.
Para isso não acontecer com você, continue lendo este artigo. Separamos os quatro erros mais comuns na hora de contratar um plano de saúde empresarial.
1. Contratar um plano de saúde empresarial sem ler o contrato
Essa é a principal regra para qualquer contrato assinado. Seja para uma simples compra a prazo, até para contratar um plano de saúde empresarial. Somente dessa forma, você poderá compreender a amplitude dos seus direitos, as suas obrigações e todos os outros fatores que envolvem a contratação da operadora do plano de saúde.
No caso dos planos de saúde, os funcionários não recebem um contrato, mas sim um termo de concordância em entrar no contrato da empresa. Como os contratos empresariais são firmados entre duas pessoas jurídicas, não é necessário repassá-lo para a pessoa física. Para explicar aos funcionários como funciona o plano de saúde, existe o manual do beneficiário, que é um documento diferente do contrato. Para facilitar a compreensão, todos as operadoras devem entregar junto ao contrato um Guia de Leitura Contratual, que irá facilitar o entendimento.
2. Não conferir a área de abrangência
As operadoras oferecem planos que oferecem atendimento apenas em áreas geográficas determinadas. Existem planos com abrangência Municipal, Regional (grupo de municípios), Estadual e Nacional. As emergências estarão sempre cobertas por um período, conforme determina a ANS, porém, antes de contratar o plano é importante estar ciente de em quais localidades você poderá se consultar e realizar os procedimentos médicos.
3. Ignorar os prazos de carência
A carência é aquele período logo após a adesão do plano em que o consumidor ainda não pode usufruir de alguns serviços. Normalmente, os atendimentos emergenciais são possíveis assim que o contrato é assinado. Mas procedimentos eletivos, como cirurgias programadas, devem obedecer um prazo. É por esse motivo que todas as carências devem ser observadas com atenção antes de contratar um plano de saúde empresarial.
4. Não conhecer a operadora do plano de saúde
É o papel da operadora do plano simplificar os procedimentos médicos, consultas e exames. Por isso, antes de assinar o contrato, procure conhecer a operadora do plano de saúde. Ela deve ser séria e compromissada com os serviços, afinal de contas, é a sua saúde e dos seus funcionários que está em jogo. Portanto, pesquise tudo o que for possível. Desde a autorização para o seu funcionamento na Agência Nacional de Saúde (ANS), as reclamações que os beneficiários registraram na agência, até a opinião de amigos e familiares sobre ela.
Contratar um plano de saúde empresarial é um movimento importante para o funcionamento da sua empresa. Além de dar suporte aos seus funcionários, esse é um benefício que influi diretamente na motivação da equipe e ajuda a retê-los na empresa. Acima de tudo, essa deve ser uma decisão tomada com todo o cuidado, visto que uma escolha mal feita pode trazer mais prejuízos que a falta de plano em si.
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