Como deve ser a alimentação do bebê até 1 ano.

25695Se a alimentação de um adulto já é de extrema importância, quem dirá a de um bebê. Crianças até 1 ano de idade precisam de uma alimentação adequada para cada fase desse primeiro ano de vida. Verduras, frutas, oleaginosas e outros alimentos devem ser introduzidos aos poucos e de uma maneira diferenciada, sem que, para isso, a mãe tenha que deixar de amamentar. A alimentação do bebê precisa ser monitorada de perto.
E, como as mamães e papais de primeira viagem não sabem muito bem como fazer isso (até algumas que já foram mães também têm dúvidas), resolvemos fazer alguns esclarecimentos neste post. Veja abaixo algumas dicas para ajudá-los nessa importante tarefa, confira!

Apenas leite materno até os 6 meses

Essa é uma regra que precisa ser respeitada. A criança não precisa de nenhum outro alimento, nem mesmo água, até os 6 meses de idade além do leite materno. Ele consegue oferecer tudo o que a criança precisa em termos de nutrientes e também de proteção. O leite materno é rico em anticorpos que só pode ser oferecido por meio dele e de nenhum outro alimento. Portanto, espere até que o bebê complete os 6 meses para introduzir outros alimentos na dieta.

Comece com as frutas

Nessa idade, a criança já começa a ter contato com os alimentos sólidos e os primeiros a serem oferecidos devem ser as frutas. A recomendação é que seja dada 1 fruta por dia raspada e bem amassada, como uma papinha. Você pode dar melão, manga, mamão e várias outras que possam ser transformadas em um tipo de purê.
É interessante evitar as frutas que possuem sementes pequenas como o kiwi ou a pitaya. Elas demoram mais para ser digeridas o que, por sua vez, pode causar uma alergia alimentar. Depois de algum tempo, passe a dar duas a 3 frutas por dia, mas sem deixar de ofertar o leite materno.

Proteínas, legumes e frutas

Depois que o bebê se adaptar com as frutas, é o momento de começar a dar verduras e carnes. Ela devem ser bem cozidas e amassadas, o mesmo vale para a carne que deve ser moída ou triturada. Entre as opções de proteínas você pode dar ovo, carne vermelha, frango ou peixe. Alguns pais podem ficar com medo de dar carne por ser um alimento que demora mais para ser digerido, mas nessa idade, as crianças já conseguem metabolizar esse tipo de nutriente sem maiores problemas.

Pedaços maiores gradualmente

A partir do 7º mês você já pode oferecer as comidinhas com pedacinhos maiores, de forma que a criança consiga mastigar. É claro que a criança ainda não tem muitos dentes nessa fase — na verdade, pode ter apenas os dentes de baixo ou nenhum —, mas os que ainda estão dentro da gengiva têm força suficiente para amassar alguns pequenos pedaços.

Ofereça tudo natural

O mais importante na hora de oferecer uma boa alimentação do bebê é que tudo seja o mais fresco possível. Não ofereça as papinhas industrializadas e, de preferência, escolha sempre frutas e verduras orgânicas. Ainda não é o momento de usar sal, açúcar e outros tipos de temperos, isso não é necessário. Quando começar a usar alguns temperos como coentro e cebolinha, o melhor é fazer uma pequena horta em casa.
Quer receber mais dicas de como cuidar bem da sua saúde e da sua família? Então, assine a nossa newsletter!