Alimentação na infância: aprenda a montar uma dieta equilibrada

alimentação na infância

alimentação na infância
A alimentação na infância é um dos temas que mais causam preocupação nos pais. Afinal, todos querem ver as crianças saudáveis e em pleno desenvolvimento nessa etapa tão importante na vida.
Mas também é nessa época que eles podem apresentar restrições alimentares e dificuldade em aceitar certos alimentos. Diante deste cenário, como é possível então montar uma dieta equilibrada?
De fato, o assunto pode parecer complicado. Mas este artigo o ajudará a encontrar soluções práticas para manter seu filho sempre bem nutrido. Confira!

Lembre-se de que a alimentação na infância é diferente para cada criança

Para montar uma dieta equilibrada, é fundamental ter em mente que cada criança possui uma necessidade nutricional diferente. Portanto, restos no prato nem sempre são sinônimos de falta de apetite ou algo mais grave: isso pode apenas significar que a quantidade de comida ingerida foi suficiente para nutrir o pequeno.
Para se certificar dessa questão, é indispensável manter acompanhamento com um especialista. Assim, é possível se tranquilizar sobre o peso, a imunidade e o funcionamento geral do organismo da criança. E, caso ela realmente demonstre ser extremamente seletiva, você receberá a orientação correta para lidar com o problema.

Atente-se sempre para quantidades e proporções

A alimentação na infância, para realmente ter equilíbrio, deve respeitar quantidades e proporções adequadas em cada idade. A quantidade de alimentos no prato também deve ser ajustada conforme a idade do pequeno.
Não é porque a criança deixou de ser amamentada que deverá receber a mesma quantidade de refeições dos adultos da família. Seu filho de dois anos, por exemplo, nem mesmo se alimenta como seu amiguinho de sete.
Mas então, como saber o que ele poderia comer? Aqui está uma breve orientação a respeito do que deve ser ingerido nas principais etapas da infância:
alimentação na infância

Até os seis meses de idade

Do nascimento até os seis meses de idade, o bebê é alimentado exclusivamente através de aleitamento materno. Nesse período, a mãe é quem deve ter cuidado com sua alimentação, pois tudo o que ela comer será absorvido pela criança através do leite. No primeiro mês de vida, o pequeno deve ser alimentado sempre que manifestar fome. A partir do segundo, é preciso padronizar a amamentação de três em três horas.

De sete a onze meses de idade

A alimentação na infância passa ficar mais rica nessa fase. Aos poucos e entre as mamadas, alimentos pastosos podem ser introduzidos. Verduras, legumes, carnes e feijão se tornam ingredientes de papinhas para que a criança comece a conhecer novos sabores e seu organismo receba novos nutrientes.

Na primeira infância e depois até os 12 anos de idade

Na chamada primeira infância, que vai de um a três anos de idade, a criança começa a definir seu futuro alimentar. A quantidade de carboidratos e frutas aumenta, e leite e derivados podem fazer parte de suas refeições.
De quatro a 12 anos de idade, a ingestão de carboidratos ainda deve ser alta. As frutas, verduras e legumes acabam por diminuir, então precisam ser consumidas com mais variedade para suprir a necessidade do organismo.
Através dessas informações, é fácil perceber o quanto a alimentação na infância muda. Por isso, acompanhe de perto as refeições de seu filho e faça consultas regulares para que ele cresça com saúde e aprenda a apreciar alimentos variados.
Como seu filho costuma se alimentar? Você teve facilidade em apresentar sabores e texturas diferentes a ele? Como foi a adaptação dele a essa experiência? Comente e participe!