Amigdalite infantil: o que é e como tratar?

amigdalite infantil

amigdalite infantil
Um dos problemas de saúde mais recorrentes em crianças a partir dos 12 meses é a amigdalite infantil. Apesar de comum, é importante que os pais saibam que nem toda dor de garganta que o filho apresenta pode ser considerada amigdalite infantil. O diagnóstico da doença deve ser feito por um pediatra que acompanha a criança de perto.
A amigdalite infantil traz uma série de sintomas que deixam as crianças bastante irritadas, como dor de garganta contínua, dor de ouvido, febre alta, calafrios e gânglios inchados no pescoço e maxilar.
Para evitar que a criança sofra por muito tempo com a amigdalite infantil, a dica é buscar por um acompanhamento médico especializado o quanto antes. Na sequência, vamos explicar detalhadamente o que é essa doença e como funciona o tratamento para amigdalite infantil. Não perca!

Saiba o que é amigdalite infantil

A amigdalite infantil está relacionada a inflamação, acompanhada de inchaço, das amígdalas, que são aquelas duas bolinhas que ficam nas paredes lá no fundo da garganta, uma de cada lado. As amígdalas ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais em que possam causar infecções.

Os sintomas da amigdalite infantil são mais comuns no inverno, época do ano em que o ar seco e aglomeração maior de pessoas em ambientes fechados facilitam a entrada de vírus e bactérias pelas vias aéreas das crianças. Há quatro tipos de amigdalite infantil:  bacteriana, viral, crônica e aguda.
amigdalite infantil

Diagnóstico da doença

Quando a criança começa a apresentar sintomas como dor de garganta, dor de ouvido, dor de cabeça, febre e mau hálito, é fundamental que os pais procurem por um médico pediatra, que poderá analisar o caso para diagnosticar se é ou não um quadro de amigdalite infantil.
O primeiro passo é um exame da boca e garganta da criança para ver se as amígdalas estão inchadas, inflamadas e se há mau hálito. Dependendo do caso, o pediatra pode ainda solicitar os seguintes exames para concluir o diagnóstico de amigdalite infantil:

  • Contagem de células sanguíneas;
  • Teste de mononucleose;
  • Exame rápido para detecção do estreptococo;
  • Cultura da secreção da garganta.

Veja como é o tratamento da amigdalite infantil

Em boa parte dos casos de amigdalite infantil, o tratamento é feito de forma convencional por meio de medicamentos como anti-inflamatórios, que tem como objetivo combater a inflamação, além de proporcionar alívio da dor. Mas, há casos de amigdalite infantil um pouco mais intensos, nos quais é preciso realizar o tratamento com base em antibióticos.
As crianças que apresentam amigdalite infantil crônica ou recorrente, depois de uma análise detalhada do pediatra, podem ser encaminhadas para um procedimento cirúrgico que irá remover as amígdalas. Essa medida costuma ser estabelecida somente em casos mais graves ou que a frequência do problema é igual ou maior a sete crises por ano.
No artigo de hoje, mostramos o que é e como funciona o tratamento da amigdalite infantil, um problema de saúde bastante comum na infância. Aproveite que você está pesquisando sobre o assunto e veja também em nosso blog o post que mostra as 3 doenças respiratórias que são recorrentes na primeira infância.