Como identificar a depressão infantil?

image (3)Ao contrário do que muitos pensam, as crianças também podem ter depressão. Muitos podem pensar que não há motivo para isso, que as crianças não têm nenhuma preocupação ou aborrecimento como acontece com os adultos. Mas isso é porque a depressão infantil, assim como a depressão em qualquer idade, é uma patologia e não precisa de um motivo aparente.
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de uma criança ter depressão. Por exemplo, o fato de já ter um membro da família com o problema ou então estar sofrendo bullying na escola são alguns dos motivos. Muitas vezes, os pais não sabem pelo que o filho está passando, o que pode agravar a doença.
Por isso, vamos listar abaixo algumas dicas que podem ajudar, não só os pais como também outros adultos, a identificar uma criança com depressão.

Sinais e sintomas da depressão infantil

Dor de cabeça e dores abdominais

Sim, a depressão infantil, assim como no adulto pode gerar problemas físicos de saúde. Uma criança que raramente sente dor ou que não tem histórico de dor de cabeça e passa a ter constantemente é um alerta para o quadro. 

Não querem ficar longe dos pais

Observe se o seu filho tem medo de ficar longe de você. Se na hora de ir para escola inventa várias desculpas e não quer de forma alguma ir para a aula. Muitos pais vêem isso como uma artimanha da criança para não ir para o colégio, mas esse comportamento pode ter relação com outros problemas, especialmente se a criança está sofrendo abuso físico ou psicológico na escola.

Prefere se isolar

Não é muito comum ver uma criança que prefere brincar sozinha do que com outras. Se vocês estão em um local com muitas crianças e o pequeno prefere ficar sozinho é bom ficar atento para esse tipo de comportamento. 

Faz xixi na cama

Esse é um sinal que muitos pais não conseguem identificar, especialmente se a criança já faz isso constantemente. As crianças apresentam dificuldade para controlar a bexiga de noite, mas isso acontece apenas até os 5 anos ou próximo disso. Se a criança é mais velha e continua fazendo xixi na cama, então é bom investigar.

Apresenta dificuldade em se concentrar

Outro ponto importante para ser identificado. Crianças com depressão têm dificuldade em se concentrar em qualquer tarefa e isso pode ser percebido, por exemplo, nas atividades escolares. O rendimento escolar começa a cair e as notas entram em queda. Por isso, é muito importante que os pais estejam sempre cientes de como os filhos estão na escola.
Se você suspeita que seu filho ou alguma criança do seu convívio tenha a doença, procure por um médico, mais precisamente um psiquiatra. Se houver algum especialista em depressão infantil na sua cidade é ainda melhor. Também será necessário encontrar um piscoterapeuta ou um psicanalista. Normalmente, o tratamento logo no início da doença costuma oferecer bons resultados e em pouco tempo.
Saiba também como identificar a depressão na adolescência e entenda como isso afeta pessoas de todas as idades!