A alergia não é uma condição que pode ser curada. Ela é inerente a alguns organismos, mas existem formas de controlá-la. O que acontece é que existem alguns fatores, que chamamos de alérgenos, que provocam reações fortes no corpo, pois o organismo entende que está sendo atacado. A resposta imediata é usar o sistema imunológico para colocar o alérgeno para fora e parar a agressão. É para isso que servem o inchaço, os espirros, a coriza, o lacrimenjamento etc.
Toda essa explicação científica faz sentido, mas quando vemos as nossas crianças passando por esses sintomas, a situação muda de figura. Afinal de contas, alergia infantil é de partir o coração. Por isso, fique atento ao post que preparamos e veja agora mesmo como acabar com essa situação de uma vez por todas.
Identifique o motivo por trás da alergia infantil
O primeiro ponto para começar a prevenir a alergia infantil é descobrir quais são os alérgenos de cada organismo. Isso porque eles nem sempre serão os mesmos. Nesse ponto, a dica é identificar padrões. Por exemplo, a criança apresenta os sintomas quando encosta a cabeça no travesseiro? Isso acontece quando ela interage com objetos empoeirados? Ou quando está perto de flores?
E aqui é importante que você saiba que os alérgenos mais comuns são poeira, pólen, ácaros, alimentos (lactose, por exemplo), pelos de animais domésticos, mofo, medicamentos, látex, cosméticos e níquel. Então fique atento se o seu filho entrou em contato com algum deles.
Mantenha a casa limpa
Com base na lista de alérgenos mais comuns, fica fácil entender a necessidade de manter a casa sempre limpa. Isto é, muitos desses agentes provocadores da alergia infantil podem estar dentro da sua própria casa. Por isso, procure evitar o acúmulo de poeira nos móveis, no chão e nos objetos, principalmente aqueles que fazem parte da rotina da criança. Uma boa dica é usar panos úmidos para fazer a limpeza, uma vez que a sujeira gruda neles e não sairá voando pela casa, o que dificulta a higienização do ambiente.
Também é importante ficar atento aos estofados que possam contribuir para a proliferação de ácaros. Entre eles estão os colchões, travesseiros e almofadas, por exemplo.
Amamente até pelo menos os seis meses
A amamentação é fundamental para que o bebê seja nutrido nos primeiros meses de vida, mas não apenas isso. É por meio do leite materno que são transferidos os anticorpos suficientes para que o organismo da criança consiga se defender contra agentes externos, desde gripes até as alergias. Por isso, manter a amamentação exclusiva até pelo menos os seis meses é fundamental para prevenir que a criança tenha alergias no futuro.
Procure a ajuda dos pediatras
O pediatra é o maior aliado dos pais quando o assunto é a saúde das crianças. Juntos, eles alinham seus conhecimentos para conseguirem entender o que exatamente acontece com cada criança e quais são as melhores formas de combater e evitar a alergia infantil. Em alguns casos, principalmente quando há uma crise alérgica muito forte, é preciso que exista intervenção medicamentosa, com o uso de anti-histamínicos.
Apesar de cortar o coração dos pais, a alergia infantil é uma doença que pode ser prevenida. Consequentemente, os sintomas ficarão mais raros. Por isso, é importante observar quais são os alérgenos específicos para cada organismo, manter a casa sempre limpa, contar com a ajuda de um pediatra de confiança e tentar manter a amamentação exclusiva até pelo menos os seis meses da criança.
Você tem uma criança com alergia infantil em casa? Compartilhe a sua experiência nos comentários.