Conheça as doenças que podem atingir as crianças no inverno

doenças

doenças
Durante o inverno, a temperatura cai, o clima fica mais seco e quem mais sofre com isso são as crianças. Mesmo que a partir dos quatro anos de idade a imunidade já esteja reforçada, muitas vezes ela não é suficiente para evitar doenças dessa época do ano.
Algumas delas, inclusive, possuem sinais muito comuns, e a princípio pode ser difícil identificá-las. Por isso, é importante sempre acompanhar de perto a saúde de seu filho e adotar práticas preventivas constantes, para evitar essas enfermidades tão incômodas.
Deseja saber mais sobre elas? Então, aproveite para tirar todas as suas dúvidas com a leitura deste artigo.

Alergias respiratórias

Crianças que já lidam com doenças como rinite, bronquite e asma estão sujeitas a crises de alergias respiratórias. Como o ar perde a umidade e a poluição se concentra, as vias nasais são agredidas com mais facilidade e desencadeiam esses episódios.
Para controlar essa questão, a criança deve receber uma lavagem nasal com soro fisiológico todos os dias. É essencial que a casa esteja sempre limpa, em especial o cômodo em que a criança dorme, para afastar ácaros e poeira. Caso haja mudança de temperatura, é bom tapar a boca do pequeno com um cachecol ou pano limpo sempre que sair de casa.

Gripe

A gripe é uma das doenças que deixam mesmo as crianças de cama. Febre alta, muitas dores musculares, dor de garganta e tosse são sintomas comuns, mas que podem ser evitados com providências muito simples, como lavar as mãos com frequência, evitar contato com pessoas infectadas e caprichar na alimentação.
A vacina também é uma alternativa que contribui para essa prevenção não deve ser deixada de lado. Contudo, caso a criança já esteja gripada, é fundamental contar com a ajuda de um especialista para passar orientações adequadas antes que o quadro se transforme em pneumonia.
doenças
 

Resfriado é uma das doenças mais comuns dessa estação

É comum que crianças tenham vários resfriados no ano. Essa é uma doença menos agressiva do que a gripe, mas, se não for tratada a tempo, pode trazer congestão e secreção nasal, que evoluem para uma leve dor de garganta, além de espirros.
Essa é uma das doenças que se alastram quando há grande volume de pessoas em um local fechado. Portanto, a melhor coisa a se fazer é evitar esse tipo de ambiente. Caso a criança já esteja resfriada, é bom incentivar a ingestão de água e de alimentos nutritivos, principalmente frutas e vegetais.

Amigdalite

A amigdalite causa a inflamação das amídalas devido ao acúmulo de germes na região. Com isso, a criança tem dificuldades para engolir e desenvolve uma série de sintomas mais fortes, como dor de garganta e de ouvido e até mesmo febre. Caso o problema se espalhe pela garganta, pode se transformar em faringite.
Se o pequeno já estiver infectado, é bom alimentá-lo com comidas e bebidas frias, que ajudam a desinchar as amídalas. Gargarejar também ajuda a trazer alívio, desde que não seja com substâncias agressivas.
E lembre-se: ter um plano de saúde ativo é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu filho. Mesmo que ele esteja saudável, doenças podem pegá-lo de surpresa e é bom estar sempre preparado para que elas não se agravem.
Você sabia sobre todas essas doenças de inverno? Já teve que ajudar seu filho a enfrentar alguma delas? Deixe um comentário abaixo e conte sua experiência!