Desenvolvimento infantil: como sei que meu filho está tendo um crescimento saudável?

desenvolvimento infantil

desenvolvimento infantil
Um dos períodos mais especiais em nossas vidas é a infância. É quando começamos a nos formar, divertimo-nos mais e descobrimos sensações novas. Portanto, para que o desenvolvimento infantil seja saudável, muitos cuidados devem ser tomados desde cedo.
Para você que tem filhos ou ainda terá, selecionamos algumas recomendações para que a criança tenha um crescimento saudável. Assim, você contribui para que ela estabeleça um futuro também rico em saúde e prosperidade. Vamos às dicas!

Procure sempre fazer boas refeições em família

Para o crescimento saudável de seu filho, é fundamental que a alimentação seja de qualidade. Sem contar que as crianças em geral costumam seguir seus exemplos, não é verdade? Faça refeições saudáveis com toda a família para incentivar a boa saúde e mais momentos prazerosos.
Preparar pratos coloridos e com uma rica diversidade de grupos de alimentos é uma dica valiosa para obter um melhor desenvolvimento infantil. Assim você permite que as crianças desfrutem de nutrientes de toda espécie, presentes nos alimentos. Horários específicos para as refeições também são de grande importância.

Estimule as crianças a brincarem ao ar livre

Existe sempre aquele receio quanto a permitir que os filhos brinquem ao ar livre. Porém, o fato é que essas atividades contribuem para a criação de anticorpos e o aumento da imunidade infantil. Estando bem supervisionadas por um adulto de confiança, não há problemas.
Cultivar o contato com a natureza e com outros pequenos é fundamental para garantir um bom desenvolvimento infantil. Essas atividades também desenvolvem a coordenação motora deles, além da sociabilidade e a imaginação. É garantia de uma ótima qualidade de vida!
desenvolvimento infantil

Respeite as sonecas da tarde dos seus filhos

Aquela gostosa soneca que a maioria das crianças tira durante a tarde beneficia totalmente a saúde de seus filhos. Isso acontece porque esse cochilo pode auxiliar em seu desenvolvimento, produtividade e coordenação. Portanto, respeite essas sonecas.
Outro fator que se deve considerar a respeito desses curtos períodos de sono durante o dia é a rotina. Permitindo que esses momentos aconteçam em horários regulados, você estimulará a criança a ter uma rotina de sono. Isso beneficia também o desempenho na escola.

Estimule exercícios no desenvolvimento infantil

Praticar exercícios físicos durante o crescimento das crianças é uma ótima ideia. E há boas razões para isso. Tais atividades físicas vão estimular o bom desenvolvimento cognitivo e físico delas. Além disso, também estimulam seu filho a conviver com os amiguinhos e respeitá-los.
Dedique um período do fim de semana a esse tipo de atividade, de preferência em família. Descubra algum esporte com o qual a criança se identifique. Desse modo, as atividades físicas não se transformarão num martírio para ela, e sim em puro divertimento.

Mostre a seus filhos bons hábitos de higiene

As crianças, desde bem cedo, têm de aprender que a higiene de cada dia é importante. Ensinar e estimular a escovar os dentes, lavar as mãos e outros hábitos é fundamental para sua educação. Quanto mais cedo elas praticarem esses hábitos, melhor!
Portanto, explique tudo passo a passo e não se esqueça de dar o exemplo. Assim, você evita que seu filho contraia alguma doença ou enfermidade. Isso também é ótimo para garantir um futuro saudável a ele. E não se esqueça da importância de manter a higiene dos dentes de leite.
Contribuir para um ótimo desenvolvimento infantil é crucial para o futuro de seu filho. Entre tantas precauções e cuidados, esses são alguns dos mais importantes a serem tomados. Alimentação, educação, saúde e diversão são as palavras de ouro.
Esperamos que você tenha curtido o nosso conteúdo sobre os pequenos. Confira sempre outras dicas como essas que temos para você: que tal agora saber mais sobre as vacinas que toda criança deve tomar? Vamos lá?