Dicas de nutricionista e psicóloga para metas de saúde atingíveis para 2022

Entra ano e sai ano sempre fazemos promessas para o novo ciclo. Emagrecer e melhorar a saúde emocional costumam estar na lista de desejos de ano novo. Para você melhorar as chances de cumprir as metas e manter a motivação, conversamos com a psicóloga Ariella de Sousa e com a nutricionista Gabriella Aparecida Vieira, do Centro de Atenção à Saúde (CAS) da Unimed Cascavel. 

Dicas emocionais

1 • Estabeleça metas que se ajustam ao seu estilo de vida.

A única maneira de conseguir uma mudança mensurável é estabelecer metas viáveis em seu dia a dia, que se ajustem ao seu estilo de vida. O objetivo de uma promessa é conseguir algo – mas a jornada pode ser muito mais educativa e satisfatória. 

2 • Uma coisa de cada vez. 

Sua lista de promessas tem mais de dez itens? Vale a pena quebrar a cabeça para reduzi-la. Já que cada meta demanda boa dose de tempo e energia para vingar, acumular várias pode significar não fazer nada direito. Uma boa opção é simplificar as coisas, focando em um objetivo.

3 •  Comemore o progresso.

Estar atento às pequenas vitórias e se auto recompensar após ter concluído uma etapa pode dar uma dose extra de motivação.  

4 • Permita-se tentar de novo. 

A parte boa é que, por mais clichê que isso pareça, cada novo ciclo pode ser uma oportunidade tentar mais uma vez a concretizar uma mudança. 

Dicas nutricionais

Sejam quais forem as metas para 2022, uma alimentação saudável e equilibrada proporciona vários benefícios (em qualquer tempo). O que você consume pode afetar diretamente a probabilidade de desenvolver problemas de saúde a longo prazo, a exemplo de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. 

Uma alimentação saudável é importante para a qualidade de vida, aumento da imunidade, melhora da disposição e do hábito intestinal, além da manutenção ou eliminação de peso. Uma dieta adequada Se você aliar isso a um sono de qualidade e atividades físicas, terá grandes chances de alcançar uma excelente rotina de cuidados. 

Veja as cinco dicas mais simples e eficazes:  

1 • Evite alimentos industrializados.

2 • Adicione mais alimentos naturais às refeições.

3 • Evite frituras ou alimentos gordurosos.

4 • Substitua doces por frutas nos horários dos lanches.

5 • Pratique atividade física prazerosa pelo menos três vezes por semana.  

Que o seu 2022 seja excelente, sempre com o Jeito de Cuidar Unimed. 

Cuidar de você. Esse é o plano.