Especialidade médica para atender crianças

especialidades médicas

especialidades médicas
Durante a infância, os cuidados com a saúde dos pequenos costumam ser maiores. Por estarem em um período de desenvolvimento constante, é comum os pais levarem os filhos para se consultarem em uma especialidade médica focada no atendimento a crianças. Dependendo da situação, o próprio profissional que acompanha a criança pode encaminhá-la  para um atendimento especializado, se necessário.
Para garantir um crescimento saudável para os filhos, é interessante que os pais conheçam a especialidade médica que mais atende crianças de diferentes faixas etárias. Além disso, contar com um bom plano de saúde também é importante, pois as melhores operadoras do mercado possuem diversos profissionais qualificados em sua rede credenciada.
Se você ficou interessado pelo tema, te convidamos para conferir na sequência deste artigo a importância do acompanhamento com a especialidade médica que atende crianças, garantindo uma infância saudável e tranquila para o seu filho. Confira!

Conheça o papel do pediatria

Quando pensamos em especialidade médica que atende crianças logo lembramos do pediatra. Este especialista começa a acompanhar os pequenos desde os primeiros dias de vida, atuando como um clínico geral voltado para o público infantil.
O médico pediatra realiza um acompanhamento diferenciado para cada fase do desenvolvimento da criança. Com os bebês, por exemplo, o profissional verifica se a amamentação está transcorrendo bem, se o ganho de peso está dentro do normal e também orienta os pais sobre a vacinação e a introdução de novos alimentos na dieta do pequeno.
Com as crianças, o pediatra avalia todo o desenvolvimento, desde o crescimento até a fala. Além disso, o médico também é responsável por prevenir e tratar possíveis problemas de saúde que surgem durante a infância. Quando necessário, o pediatra pode encaminhar o pequeno para consultas com profissionais de outra especialidade médica, como alergistas ou oftalmologista.
especialidades médicas

Qual a frequência das consultas com essa especialidade médica?

Como mencionado acima, o pediatra é a especialidade médica focada no atendimento das crianças desde o seu nascimento. Por ser essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês, as consultas com o pediatra costumam ser muito mais frequentes nos primeiros meses de vida do pequeno.
Até os seis meses, é comum as visitas mensais ao pediatra. Após esse período, se tudo estiver bem, as consultas podem ser indicadas a cada dois meses. Depois do primeiro ano de vida da criança, o acompanhamento com essa especialidade médica pode ser trimestral ou até semestral. O importante é que os pais não deixem de levar os filhos para essas consultas periódicas, que são importantes para verificar a evolução integral da criança.
Durante as visitas, o profissional pode indicar a realização de exames laboratoriais, que são essenciais para diagnosticar problemas de saúde que podem afetar as crianças, como anemia, colesterol, infecção urinária, entre outros.
Apresentamos no artigo de hoje a especialidade médica que atende as crianças em diferentes fases da infância, o pediatra. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à saúde infantil, confira também em nosso blog o post que lista as principais doenças que podem atingir as crianças no inverno.