Especialidades médicas pelas quais as crianças devem passar

especialidades médicas

especialidades médicas
Para cada necessidade do corpo, existe uma especialidade da área da saúde que trata, cura e previne doenças infantis e outros problemas. No caso de bebês, crianças e adolescentes, isso não é diferente: cada fase de desenvolvimento pede o acompanhamento de um profissional específico.
É muito importante, então, estar atento às especialidades médicas pelas quais os pequenos sempre devem passar. Algumas são de praxe, enquanto outras atuam como complementares para determinados diagnósticos.
Quer conhecer melhor essas especialidades médicas e descobrir quando levar seu filho a cada uma delas? Então, acompanhe este artigo e tire suas dúvidas a respeito do assunto!

Pediatria

A pediatria é uma das especialidades médicas mais importantes para uma criança. Com atuação preventiva ou curativa, os cuidados e orientações passam por questões que vão desde o aleitamento materno e imunizações, até a chamada puericultura, prática que acompanha o desenvolvimento e o crescimento saudável do pequeno.
O atendimento consiste em exames básicos ou laboratoriais, quando necessários. A depender do diagnóstico, a criança pode ser encaminhada para outra especialidade. O pediatra trata principalmente de doenças exclusivas do período infantil, mas pode acompanhar o indivíduo até a entrada na adolescência.

Neurologia infantil

As especialidades médicas pelas quais as crianças devem passar também incluem a neurologia infantil em sua lista. Essa área identifica distúrbios no sistema nervoso central e periférico, que muitas vezes se manifestam durante a infância.
especialidades médicas
Nessa fase é quando a criança começa a falar, andar e se movimentar. Portanto, um acompanhamento é fundamental para identificar se tudo ocorre bem em seu desenvolvimento ou se irregularidades indicam algum problema. Epilepsia, autismo e paralisia cerebral, por exemplo, devem ser diagnosticados quanto antes para um tratamento adequado, que minimize as consequências e proporcione uma boa adaptação social às crianças.

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é a especialidade responsável por tratar distúrbios da fala, transtornos e dificuldades de aprendizagem, falhas de memória, problemas de desenvolvimento da linguagem oral e escrita e deficiência auditiva. Todas essas questões influenciam diretamente o desenvolvimento infantil e, se não forem tratadas, podem causar sequelas neurológicas.
Mesmo que a criança não apresente algum problema visível de imediato quando começa a falar ou a frequentar a escola, é interessante levá-la para consultas de rotina e acompanhamento. Assim, investe-se em prevenção e se algo for identificado, o tratamento é mais assertivo e pode ser feito até mesmo com a ajuda e intervenção de professores e orientadores pedagógicos.

Psicologia

O desenvolvimento cognitivo da criança é um ponto muito importante para que ela aprenda a explorar conceitos de emoção, personalidade e comportamento. Por isso, a psicologia se destaca entre as especialidades médicas infantis. As consultas permitem o diagnóstico do funcionamento do cérebro do pequeno e também identifica variações em seu modo de se relacionar.
A intervenção de um psicólogo na vida da criança também contribui com sua adaptação em diversas situações impostas com o crescimento. Mudanças no corpo, troca de escola, separação dos pais e outras questões pessoais de difícil aceitação podem ser enfrentadas com mais segurança quando o profissional dessa área está presente.
E então, por quais dessas especialidades médicas seu filho já passou? Há outra especialidade que você julga importante e que poderia participar dessa lista? Comente e participe!