Em um ambiente de trabalho existem diversas medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes e promover a saúde dos colaboradores. Desde medidas ligadas à segurança do trabalho, passando por iniciativas de ginásticas laborais, até a contratação de fato de um plano de saúde empresarial. Mas, infelizmente, eventualmente a morte de um funcionário no trabalho pode acontecer.
Neste caso, muitas dúvidas podem surgir dentro da sala da administração. Para te ajudar a passar por esse momento difícil, separamos algumas dicas sobre como lidar com a morte de um colaborador.
Informe os colaboradores sobre o fato
A nota de falecimento é uma tarefa difícil de realizar, mas, assim como todas as outras tarefas que listaremos aqui, também é extremamente necessária. Antes de mais nada, tenha em mente que será uma notícia difícil de ser recebida pelos colegas de trabalho, por isso tente ser o mais sensível possível. Lembre-se de informar sobre a causa da morte, horários e locais onde acontecerão as homenagens, assim como o velório e sepultamento. Mas, acima de tudo, procure ressaltar todas as qualidades do funcionário e como a sua falta será sentida por todos.
Organize uma forma de homenagear o funcionário
Todos os funcionários são de extrema importância para uma corporação, desde as tarefas mais simples e rotineiras, até os cargos da mais alta liderança. Quando a morte de um deles acontece, a falta será imensa não apenas por sua importância dentro do processo produtivo, mas, principalmente, pelas características pessoais de cada um. Por isso, é apropriado que a empresa organize uma homenagem para o colaborador que partiu, ou seja, que crie uma oportunidade para que seus amigos e colegas possam ter um tempo para pensar no que aconteceu recentemente.
Ofereça formas de ajudar os colegas a lidarem com a morte de um funcionário no trabalho
O momento de luto tem grandes impactos na vida das pessoas. Afinal de contas, a partir do momento em que a notícia chega, as pessoas passarão a ter que lidar com a vida sem a presença do ente querido. No ambiente de trabalho não é diferente. Por isso, os líderes devem oferecer ajuda para que a equipe consiga lidar com a morte de um funcionário no trabalho. É natural que a produção não aconteça no mesmo ritmo, mas, com o apoio de todos, o tempo ajuda a transformar a rotina em algo normal novamente.
Cuide das questões burocráticas com a família
Quando acontece a morte de um funcionário no trabalho existem algumas questões burocráticas que são de responsabilidade da empresa. Naturalmente, o contrato de trabalho é encerrado imediatamente e a família deverá receber todos os valores relativos a este encerramento. A regra geral é que o acerto de contas aconteça como se o funcionário tivesse pedido demissão sem aviso prévio. Se entre os benefícios oferecidos aos colaboradores estiver um seguro de vida, também é de responsabilidade da empresa organizar para que tudo seja pago corretamente aos familiares.
A morte de um funcionário no trabalho é um acontecimento terrível e repleto de consequências infelizes para a equipe. Algumas questões burocráticas também são necessárias, como o acerto de contas. Mas, com tato e bom senso, é possível oferecer todo o suporte aos colegas e familiares. Se você já teve que enfrentar uma situação como esta, escreva nos comentários como você ajudou a sua equipe a passar pelo luto.