Filhos adolescentes: como lidar com os problemas de relacionamento?

filhos adolescentes

filhos adolescentes
A adolescência é uma fase difícil: são muitas mudanças que acontecem ao mesmo tempo, tanto psicológica quanto fisicamente. Por isso, é normal que pais e filhos tenham alguns problemas de relacionamento em casa.
É muito importante, porém, saber enfrentar esse período conturbado da melhor maneira possível, para que o adolescente cresça em um ambiente com o mínimo de conflitos possível. Assim, ele se sentirá amparado pela família e conseguirá absorver valores e princípios com muito mais tranquilidade.
Está com dificuldades para lidar com esse tipo de problema com seus filhos adolescentes? Então, continue a leitura e descubra como você pode resolvê-lo.

Estabeleça diálogo em casa

É claro que pais sempre têm mais experiência de vida do que seus filhos adolescentes. Mas isso não é motivo para argumentar “já passei por isso antes mesmo de você nascer”. Essa atitude não costuma demonstrar compreensão, já que a vivência aconteceu em diferentes épocas e contextos.
Ao invés disso, procure estabelecer um diálogo saudável para entender pelo que o adolescente está passando e como ele se sente a respeito disso. Lembre-se de que você não pode protegê-lo para sempre, mas pode ouvi-lo e levar suas opiniões em consideração. Sempre exponha possibilidades, mas deixe que ele próprio faça suas escolhas.

Seja exemplo para seus filhos adolescentes

Em tempos modernos, é comum encontrar pais sempre presos ao telefone celular ou dedicados a jornadas intermináveis de trabalho. Desse jeito, fica complicado fazer um sermão para que os filhos adolescentes usem menos dispositivos digitais ou passem mais tempo em casa.
filhos adolescentes
Por isso, seja exemplo. Observe se suas ações estão condizentes com aquilo que você prega em casa e procure cumpri-las da melhor maneira possível. Adolescentes nem sempre mudam com conselhos, mas exemplos funcionam muito bem com eles.

Entenda melhor hábitos e comportamentos do adolescente

Filhos adolescentes, por vezes, iniciam hábitos e comportamentos que os pais desaprovam. O relacionamento, então, se desgasta quando os pais proíbem tais atitudes, mesmo sem saber razões e causas para chegar até ali.
Para evitar que isso aconteça, é novamente fundamental conversar. Algumas ações do adolescente estão mesmo fora de seu alcance, mas podem fazer parte do aprendizado dele. Se a situação começar a sair do controle, o mais indicado é procurar ajuda de um profissional, para garantir que ele continue com sua saúde física e mental em dia.

Não tenha medo de errar

Ninguém é perfeito e certamente você não escapa a essa regra. Seus filhos adolescentes não deixarão de amar você por causa de seus erros, então não tenha medo de se posicionar diante deles. Respeite suas emoções e aceite suas limitações para que eles percebam que você também é humano e pode aprender junto com eles.
Nessa fase, o adolescente começa a entender realmente quem são seus pais, então não vale a pena tentar ser quem você não é. Do contrário, seu filho perderá a confiança e ficará mais inclinado ainda a se afastar. Assuma sua postura, até porque, com certeza você também tem muitas qualidades que ele admira muito.
Você tem filhos adolescentes? O que faz para ter um bom relacionamento com eles? Conte suas experiências nos comentários abaixo!