O enfermeiro e o técnico de enfermagem no cuidado com a sua saúde

Em 12 de maio de 1820 nascia a italiana Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna. Mais tarde, a data veio a se tornar o Dia Internacional da Enfermagem. No Brasil, maio também é o mês em que se celebra o Dia do Técnico de Enfermagem, que teve origem a partir da data da morte da baiana Ana Néri, em 1880, que cuidou dos soldados brasileiros na frente de batalha da Guerra do Paraguai.

Na reportagem desta semana, entenda a importância do enfermeiro e dos técnicos e auxiliares de enfermagem no cuidado com a sua saúde. Boa leitura!

Força de trabalho em saúde

Os enfermeiros sempre tiveram papel de grande importância na história do mundo. Eles são responsáveis por cuidar das pessoas, prestar assistência e garantir o bem-estar. São eles que amparam e confortam não só os pacientes, mas também os familiares. Além disso, cabe aos enfermeiros – em qualquer um dos níveis de trabalho – coordenar, planejar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas assistenciais, administrativas, gerenciais e educacionais. 

Números do IBGE indicam que praticamente metade dos profissionais que atuam na saúde são da área da enfermagem (20% enfermeiros e 80% técnicos e auxiliares).

No Hospital e no home care

Além da atuação hospitalar, os enfermeiros também são fundamentais no home care, onde são responsáveis pela assistência de qualidade, avaliando os cuidados prestados pelos técnicos, acompanhando a existência e eficiência de todos os materiais e aparelhos necessários aos cuidados. Já os técnicos de enfermagem têm o papel de oferecer assistência direta ao paciente, conforme todos os cuidados prescritos (administração de medicamentos, curativos, contagem de materiais, entre outros). 

É um desafio diário para cuidar de vidas. Os deveres da equipe de enfermagem (que engloba enfermeiros, técnicos e auxiliares) vai além do acolhimento e assistência ao paciente. Vale destacar que todos são responsáveis pela logística de materiais e pelo controle de medicação, assim como pela segurança do paciente.

Quando se trata de cuidar de vidas, é fundamental ter um acompanhamento contínuo e personalizado. Dentro da dinâmica familiar, o enfermeiro muitas vezes precisa fazer a ponte entre a família e o paciente, envolvendo o processo de aceitação de dependência dos cuidados e do quadro do paciente. 

Aqui tem valorização. Aqui tem cuidado. Aqui tem Unimed.