Obesidade infantil: como tratar?

obesidade infantil

 obesidade infantil
A obesidade é um problema que aumentou significativamente com a modernidade dos tempos. E isso não é um problema, mas a consequência disso é que estamos nos movimentando cada vez menos, inclusive as crianças. Por isso, a obesidade infantil não deve ser negligenciada pelos pais, uma vez que ela é o estopim para uma série de doenças graves. Por exemplo, o diabetes, o aumento da pressão arterial e o colesterol alto.
O principal sintoma é o aumento do peso, bastante acima do normal. Mas também podem acontecer quadros em decorrência desse aumento de peso, como a diminuição do fôlego, por exemplo.
Se você tem uma criança obesa em casa, está na hora de começar a se movimentar para tratá-la e evitar que o problema fique ainda maior. Veja agora como eliminar os quilos a mais e os riscos de doenças.

Consulte um médico especializado em obesidade infantil

O primeiro passo para tratar a obesidade infantil é consultar um médico. Pode ser o pediatra da família, um endocrinologista ou até mesmo um clínico geral que tenha experiência em tratar esse tipo de quadro. O mais importante é que ele possa examinar a criança, pedir todos os exames laboratoriais relevantes e entender qual é o quadro atual. Ou seja, todos os fatores que levaram ao aumento de peso, os fatores que dificultam o tratamento e até mesmo se existem doenças atreladas a esse quadro.
Com todas essas informações em mãos, o médico poderá sugerir o melhor tratamento para cada caso. E aqui é muito importante alertar: cada organismo funciona de maneira distinta. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outras. No caso das crianças, que ainda estão em fase de crescimento, esse cuidado deve ser ainda maior.

Melhore a qualidade da alimentação

A alimentação é a principal responsável pelo ganho ou perda de peso. Por isso, a dieta de reeducação alimentar é um aliado indispensável no tratamento da obesidade infantil. Como dissemos anteriormente, o médico deverá receitar a melhor combinação de alimentos para que a criança perca peso e mantenha a saúde em dia. Ou seja, para que ela possa ingerir todos os nutrientes necessários para que o seu desenvolvimento físico e mental não seja prejudicado.
 obesidade infantil

Insira exercícios físicos na rotina

Os exercícios físicos também são fundamentais na luta contra a obesidade infantil. Eles não apenas queimam calorias, como trazem inúmeros benefícios para pessoas em fase de desenvolvimento. Por exemplo, melhoram a capacidade de concentração na escola, desenvolvem a coordenação motora e formam jovens e adultos mais felizes. Quanto mais cedo essa prática for adotada, melhor será para toda a vida da criança. A dica aqui é encontrar um esporte que ela goste de praticar. Desde o tradicional futebol, passando pelas lutas, danças e até a natação.

Mude os hábitos de toda a família

Se você já tentou perder peso alguma vez na vida, sabe como é difícil incorporar os novos hábitos da rotina. Imagina que para as crianças, essa dificuldade é aumentada significativamente, uma vez que elas são bastante imediatistas e têm dificuldades para adotarem hábitos que trarão resultados lentos. Por isso, é fundamental que toda a família entre na onda e mude os seus hábitos.
Com exemplos ao redor e outras pessoas passando pela mesma situação, elas certamente ficarão mais motivados a continuarem a se alimentar bem e praticar exercícios físicos. Lembre-se que a criança é movida pelos exemplos, portanto ao adotar bons hábitos, além de influenciar seus filhos você também ganha com isso. Trazendo mais qualidade de vida para todos.
A obesidade infantil é uma doença grave e que deve ser combatida. A combinação entre a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos é capaz de provocar mudanças incríveis para a saúde de qualquer pessoa. Por isso, consulte um médico e procure ajuda. Toda mudança é possível se estamos determinados a fazê-la acontecer.
Você tem uma criança obesa em casa? Compartilhe as suas dúvidas nos comentários e conte como você procura ajudá-la a vencer esse problema.