Parto Adequado: o que é e como funciona?

 

O debate acerca do parto não é novidade: de uns anos para cá, com a atuação da mídia e a pressão impulsionada pelo movimento feminista, diversos casos de violência obstétrica vieram à tona, e conversar a respeito, informando as gestantes sobre os seus direitos, virou uma necessidade de saúde pública. Em 2013, a Agência Pública fez um papel primoroso de jornalismo investigativo ao denunciar os dados alarmantes de cesarianas no setor público e privado, bem como de expor histórias terríveis de mulheres que tiveram o protagonismo neste momento tão especial corrompido por médicos, relatando experiências de violência psicológica e física (como episiotomias forçadas e ofensas diversas). 
 
Mais do que conscientizar as parturientes sobre seus direitos, é essencial que a população entenda a importância do equilíbrio entre a escolha das mães sobre seus corpos e a atuação de bons profissionais da saúde. Esse é, aliás, um dos pilares do projeto Parto Adequado, idealizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI). Um dos objetivos centrais do programa é reduzir os números alarmantes de cesáreas desnecessárias praticadas no Brasil: de acordo com dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal de partos cirúrgicos seria entre 10% e 15%; o Brasil, porém, ultrapassou essa marca e contabiliza mais de 80% dos partos em rede privada com interferência cirúrgica. 
 
Dessa forma, o objetivo principal do projeto é disseminar o parto humanizado, considerando as vontades da gestante e oferecendo um ambiente acolhedor para que esse momento, tão delicado e especial, entre para a sua memória afetiva de uma forma positiva, sem traumas. O Parto Adequado realiza, junto às instituições hospitalares parceiras, um planejamento que leva em conta a infra-estrutura proporcionada à equipe médica e à parturiente. A prioridade aqui é incentivar o parto natural. Isso porque ele oferece menores restrições e riscos, visto que os hábitos alimentares podem ser mantidos e a gestante pode escolher a melhor posição para dar à luz. Além disso, o parto normal segue o processo natural: o bebê nasce na hora certa, podendo expulsar secreções das vias respiratórias ao passar pelo canal vaginal. Além disso, a recuperação da mulher após um parto normal é muito mais tranquila, dispensando a necessidade de determinados cuidados dispensados em um pós-operatório. 
 
É claro que a escolha de uma cesárea, no entanto, não pode ser completamente descartada. Há momentos em que uma intervenção cirúrgica é bem-vinda, principalmente em situações onde há riscos para a saúde da mãe e do bebê. O objetivo central do Parto Adequado não é o de interromper em definitivo os partos cirúrgicos, mas sim utilizá-los somente quando necessário, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e colocando a saúde da mulher e do bebê em primeiro lugar. 
 
Por fim, nós, da Unimed Cascavel, gostaríamos de salientar que somos apoiadores do Parto Adequado. Um levantamento feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indicou que a iniciativa já soma um aumento de 40% na taxa de partos normais entre as instituições participantes. Dentre os hospitais parceiros, a Fundação Hospitalar São Lucas é uma das que caminham conosco nessa jornada, oferecendo uma estrutura completa para acolher as famílias e amparada por uma rede de profissionais extremamente qualificados. Tem alguma dúvida sobre essa parceria? Então escreva para nós! Devolver o protagonismo do parto para as mulheres e para as famílias, com respeito e carinho, é uma de nossas metas!