Plano de saúde familiar: as 5 principais dúvidas

plano de saúde familiar

plano de saúde familiar
Contratar um plano de saúde familiar é uma das principais necessidades dos brasileiros. Contudo, para aderir ao serviço é preciso muita atenção a determinados detalhes muito importantes.
Para começar, o ideal é que o contratante vá pessoalmente até a operadora e conte quais são as condições de saúde de sua família. Depois do relato, as melhores opções de planos serão apresentadas.
Se dúvidas surgirem, você não deve deixá-las para trás. Mas, para adiantar todo esse processo de esclarecimento e resumir algumas informações essenciais, vale a pena ler este artigo!

1. Plano de saúde familiar tem carência?

Sim. O período de carência está previsto em contrato e entra em vigor assim que ele é assinado. Para casos de urgência e emergência, são necessárias 24 horas para a liberação de uso dos serviços.
Em outras situações, o prazo pode ser de até 24 meses. Portanto, saiba exatamente do que sua família precisa para realizar a contratação na data correta e não deixar ninguém esperando.

2. Qual é a cobertura desse tipo de plano?

Normalmente, todo plano de saúde familiar cobre consultas, exames e cirurgias sem internação. Porém, é possível expandir o leque de especialidades para obstetrícia, internações e pré-natal.
Sendo assim, analise bem o que cada membro de sua família precisa e leve em conta questões como idade, histórico de saúde e hábitos diários. Com esses dados em mãos, você poderá contratar exatamente o plano certo e pagar um preço justo por ele.
plano de saúde familiar

3. Qual é a abrangência dos serviços?

É fundamental que o portador saiba a respeito da abrangência do plano de saúde familiar contratado. Se a família faz muitas viagens, é válido garantir que a área de cobertura seja nacional.
Caso isso não aconteça, a cobertura pode ser regional, de acordo com o setor geográfico determinado em contrato. Além disso, a lista de hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde deve ser bem avaliada, para verificar se aqueles que possuem preferência entre os familiares atendem pelo plano.

4. Existe aumento na mensalidade?

Periodicamente, a Agência Nacional de Saúde (ANS) autoriza que as operadoras façam um reajuste na mensalidade do plano de saúde familiar. Deste modo, é importante que o contratante se informe a respeito disso na hora da aquisição do serviço para não lidar com futuras surpresas.
Com a informação averiguada, a família consegue se preparar financeiramente e não abrir mão desse serviço tão importante. É interessante ressaltar que o reajuste não é absurdo e sempre é realizado de acordo com determinações legais.

5. Como escolher a melhor empresa para contratar um plano de saúde familiar?

Existem muitas dúvidas a respeito de qual empresa oferece os melhores preços e serviços a seus beneficiários. Portanto, pesquise bastante e leve em conta o que cada membro da família precisa.
Solicite orçamentos, visite redes credenciadas e converse bastante. Assim, você fará uma contratação segura e garantirá excelentes cuidados para todos em sua casa.
E você, considera a contratação de um plano de saúde familiar? Conseguiu sanar suas dúvidas por meio deste post? Acha que outra questão deve ser considerada? Deixe a sua pergunta ou o seu comentário abaixo.