Por que beber água é tão importante para a saúde?

image (2)Você provavelmente, já deve ter ouvido falar que devemos beber, pelo menos, 2 litros de água por dia e que é muito importante se manter hidratado, especialmente no verão. Mas, você já se perguntou por que precisa beber água e por que as pessoas — profissionais de saúde — insistem tanto nisso?
Bom, se você está curioso para saber a resposta e entender melhor a importância de beber água, confira abaixo bons motivos para andar com uma garrafa sempre por perto!

Por que precisamos beber água?

Regula o intestino

Quem já foi ao nutricionista e quem já sofreu ou sofre com problemas de prisão de ventre já deve ter ouvido de algum profissional que beber água é extremamente importante para tentar resolver o problema, ou, pelo menos, ajudar na solução dele. Quando não há água suficiente no organismo, o bolo fecal se solidifica e fica parado por mais tempo que o necessário no intestino. Isso pode causar dores abdominais, gases e outros problemas.

Melhora o funcionamento dos rins

Outro problema que só quando temos lembramos do quanto a água é importante. Os rins são responsáveis por filtrar diversas substâncias no organismo, especialmente os sais minerais, depois eliminam as impurezas na urina e devolvem os nutrientes ao nosso corpo. Nossa saúde fica bastante debilitada quando eles não estão funcionando bem.
Se não tem água suficiente para reabsorver os solutos, ou seja, os sais minerais, formam-se as pedras nos rins. Além de fazer o tratamento medicamentoso, é importante beber bastante água e em casos mais graves, uma cirurgia pode ser necessária.

Lubrifica as articulações

Quem pratica qualquer tipo de exercício físico ou aqueles que já estão em idade mais avançada precisam tomar muito cuidado com os problemas nas articulações. Um destes cuidados está relacionado ao consumo de água. O líquido que envolve as articulações é formado basicamente de água, por isso, é tão importante o seu consumo.

Evita diversos problemas de saúde

Você sabia que nosso corpo é composto por 72% de água? Só por este número já dá para imaginar o quanto é importante sempre beber água para manter essa porcentagem. Todos os tecidos do corpo precisam de água para funcionar de maneira adequada, por isso, a falta dela ou a escassez é um risco para a saúde.
A água participa, por exemplo, da digestão dos alimentos (o ácido gástrico é composto por grande quantidade de água), é responsável pelo transporte de diversos nutrientes pelo organismo e ajuda também na eliminação de substâncias nocivas para o corpo por meio da urina. 

Como beber mais água?

Agora que você já sabe a importância desse líquido para a sua saúde, precisa criar estratégias para consumi-lo mais vezes. Pode colocar alarmes no celular para lembrar, por exemplo. Hoje em dia existem até aplicativos que fazem isso por você. Tenha sempre uma garrafa com água dentro da bolsa e na mesa de trabalho. Você também pode aproveitar aqueles minutinhos entre uma tarefa e outra para beber água.
Quer mais dicas de como cuidar melhor da sua saúde? Então, assine a nossa newsletter!