Quais problemas à saúde a obesidade pode trazer?

obesidade

obesidade
A obesidade é uma doença que está bastante presente na sociedade moderna por conta de maus hábitos alimentares e uma rotina cada vez mais sedentária. No entanto, apesar de ser perigosa, muitas pessoas ainda associam a obesidade apenas com fatores estéticos e não se atentam para os reais problemas que ela pode causar na vida e na saúde das pessoas.
De acordo com a pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, 18,9% da população acima de 18 anos das capitais brasileiras é obesa. Esse percentual é 60,2% maior que o obtido na primeira vez que o trabalho foi realizado, em 2006.
Diante desses dados, é preciso que a população reveja seus hábitos e encare a obesidade como uma doença grave e que pode desencadear uma série de outros problemas de saúde, como veremos na sequência deste artigo.

Hipertensão

A obesidade precisa ser encarada como uma doença e não apenas ser associada a fatores estéticos, pois esse problema de saúde é o impulsionador de uma série de outras doenças, como a hipertensão. Segundo as estimativas do Ministério da Saúde, quase 30% da população brasileira têm pressão alta, sendo que aproximadamente 70% dos homens e 61% das mulheres com hipertensão são obesos.
O ganho excessivo de peso está associado ao aumento de insulina plasmática, um hormônio que favorece a absorção de sódio pelos rins. Com isso, há um aumento do volume sanguíneo circulante e da atividade vascular, podendo ocasionar a perda da regulação da pressão sanguínea. Muitas vezes, ao emagrecer, o paciente percebe que a pressão arterial também diminuiu.
obesidade

Diabetes é um problema de saúde que a obesidade pode trazer

A diabetes está associada ao alto consumo de carboidratos e pode surgir devido ao quadro de obesidade, aumentando a quantidade de glicose no sangue e a deficiência na produção de insulina, hormônio responsável por manter o índice de glicemia adequado no organismo.
Alguns sintomas comuns da diabetes e que o paciente obeso deve se atentar ainda mais são sede excessiva, vontade constante de urinar e fome em diversos períodos do dia, mesmo mantendo os horários normais de alimentação

Doenças cardiovasculares

Os problemas cardiovasculares também são comuns em pacientes que sofrem com a obesidade. O excesso de gordura pode causar inflamações responsáveis pela exaustão do sistema cardiovascular. Em alguns casos, também pode surgir a hipertrofia, um aumento do coração para dar conta do esforço necessário para bombear o sangue, sendo que, esse quadro pode evoluir para insuficiência cardíaca. Além disso, pacientes obesos apresentam mais chances de sofrerem infarto, AVC ou morte súbita.

Problemas nas articulações

Uma situação comum entre os obesos são as dores nos pés, joelhos, tornozelos e quadril. O peso excessivo exige maior esforço das articulações, levando a um desgaste mais rápido das cartilagens. Com isso, problemas como artrose, “bico de papagaio” e “esporão de galo”, são bastante recorrentes em casos de obesidade, interferindo diretamente na qualidade de vida dos pacientes.
Apresentamos no artigo de hoje os principais problemas de saúde que a obesidade pode trazer para o paciente. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o assunto, veja também em nosso blog o post que aborda os 5 alimentos que são vilões da dieta das crianças.